Claudilei Simões de Sousa

Mara de Paula Giacomeli

Vidro – A Impressão que Fica

Por *Mildred Gittens

A serigrafia em vidro é um processo fascinante, porém exigente. Que outro material se mostra tão versátil e adaptável? Precisamente devido à sua grande diversidade, o vidro requer um método prático e eficiente de impressão para a decoração e aplicação de elementos funcionais. Graças à sua alta reprodutibilidade e qualidade, uma boa matriz serigráfica confere notáveis vantagens em economia, além de facilitar e acelerar o processo de impressão que pode ser precisamente adaptado às necessidades e expectativas de seus clientes mais exigentes.
O Brasil é hoje o maior produtor de vidro da América Latina, com uma produção estimada em 2,6 milhões de toneladas/ano. A indústria do vidro hoje é subdividida em mercados bastante diversificados, sendo os seguintes:

grafico-materia-de-capa

Vidro plano

O vidro plano é confeccionado em chapas e usado nas seguintes indústrias: construção civil, automobilística e moveleira. Para garantir uma boa impressão, a matriz deve ser feita de tecido poliéster de alto módulo, que apresenta uma geometria precisa da malha, baixo alongamento no momento da esticagem e alta resistência a tração, o que contribui sensivelmente na qualidade da impressão. O número de fios/cm² pode variar de 61 a 120 fios/cm² dependendo do efeito desejado; além disso, a viscosidade da tinta deve ser considerada e repeitada.

Vidro para arquitetura e construção civil

Quando usado na parte exterior precisa ser atraente e durável, já quando na parte interior deve ter a função decorativa e funcional. Com a serigrafia é possível imprimir em todos os vidros arquitetônicos de todos os tamanhos, já que uma característica desse mercado é a produção de vidros com larguras cada vez maiores.

predio-materia-de-capa

Vidro para eletrodomésticos

Todos os dias ele é repetidamente exposto ao uso intenso. Apresenta uma qualidade superior no brilho mesmo depois de muitos anos de uso. O processo de impressão serigráfica é indicado por ser fácil e rápido, com a vantagem de ser versátil quanto à utilização de diversos tipos de tinta, o que possibilita a decoração de chapas para fogão feitas de vidro com uma qualidade de impressão imbatível. Recomenda-se tecido 90 a 120 fios/cm² por oferecer a geometria adequada para reprodução de detalhes nítidos e delicados.

cozinha-materia-de-capa

Vidro Automotivo

Condutores térmicos, rotulação de caracteres, mascaramento das bordas e antenas, em todos esses produtos. A partir de uma geometria precisa, abertura de malha constante e uma espessura de fios controlada é possível garantir a reprodutibilidade necessária para atender este mercado, utilizando como exemplo o mascaramento da banda negra, que pode ser impresso em alta densidade, com um mínimo de consumo de pasta. Um alongamento consistente, equilibrado entre urdidura e trama também suporta maior precisão ao imprimir os condutores do térmico traseiro onde a estabilidade é um fator determinante para o bom funcionamento do sistema.

carro-materia-de-capa

Vidro oco

Uma das mais frequentes utilizações do vidro e mais antiga é justamente a de embalagens. O vidro oco, utilizado no consumo residencial e institucional, engloba os segmentos de garrafas, potes, frascos, copos, xícaras e objetos de decoração. Por ser feito de material inerte, o vidro não exerce nenhuma interferência no sabor das substancias, conservando a autenticidade dos produtos.
No vidro oco a matriz deve se adequar à forma do substrato, pois estes recipientes estão sujeitos a pequenas mudanças dimensionais entre as peças, assim como impressão em frascos decorativos com relevo (vidros de perfumes). Para tanto é recomendado que na confecção das matrizes o tecido escolhido seja poliamida (PA) ou nylon como é vulgarmente chamado.

taca-materia-de-capa

Vidro técnico ou especial

O vidro técnico ou especial, que se diferencia dos demais pela composição ou por tratamentos específicos, destina-se a um grande número de aplicações industriais, como escalas (em termômetros), informações específicas (como em ampolas de medicamentos), entre outros.
A Sefar oferece uma linha ideal de telas de serigrafia para recipientes de vidros, como o SEFAR PCF, que é um tecido pré-emulsionado resistente a tintas UV para vidro. Esta solução contribui para a obtenção de impressões com excelente qualidade. A impressão obtida ganha brilho e nitidez sem precedentes. Utilize SEFAR PCF com tintas de vidro UV como um pacote perfeito para solucionar seus problemas e enfrentar os desafios ao imprimir nestes recipientes.

frascos-materia-de-capa
A SEFAR no Brasil afirma que telas de alta qualidade permitem alta reprodutibilidade. Suas telas de serigrafia atingem hoje sucesso em todos os segmentos, e na próxima feira Serigrafia & Sign 2015 apresentará uma linha de tecido específico para a melhor impressão da indústria de vidros, como também toda a gama de malhas e equipamentos para a confecção de matrizes serigráficas.
Pode-se concluir que as perspectivas da indústria de vidro no Brasil são bastante favoráveis, especificamente no que tange à evolução do mercado de vidro. Cada segmento deste mercado tem suas características próprias de decoração e o mercado serigráfico deve estar atento às suas necessidades.

Mildred Gittens – Pré-press – SEFAR
(www.sefar.com)

Por:

Compartilhe:

EXPEDIENTE

CNPJ: 65.399.586/0001-54
Reg. N. 13-Liv. B2 -28/01/98
R.C.P.J – Cotia/SP
Art. 8 Lei 5.250 (Lei de Imprensa)
INPI – Art.158 PLI-RPI N. 1390-97

Comercial:
Claudilei Simões de Sousa
sousa@oserigrafico.com


Editorial:
Mara de Paula Giacomeli
mara@oserigrafico.com


Administrativo:
administrativo@oserigrafico.com


Diagramação:
Aristides Neto
arte@oserigrafico.com

Anuncie aqui: