Claudilei Simões de Sousa

Mara de Paula Giacomeli

Adesivo

A mídia que está colada no seu dia a dia

Que o adesivo é uma das mídias mais usadas para sinalização no Brasil, todo mundo sabe. Mas você já se deu conta do quanto ela está presente no seu dia a dia? Da embalagem do xampu à sinalização do supermercado, da vitrine da sua loja favorita à sinalização de emergência do seu prédio, quase todos os ambientes em que estamos inseridos usa algum tipo de adesivo, seja para alertar, informar, representar ou até decorar.

Com um consumo em torno de 1,5m² per capita por mês (dados não oficiais), o Brasil ainda está longe de saber explorar toda a potencialidade que esta mídia oferece, com um consumo muito aquém da Europa, por exemplo, com consumo em torno de 18m² per capita.

A gama de possibilidades do adesivo é tão extensa que fica difícil falar sobre cada uma delas individualmente. Só em adesivos especiais, por exemplo, podemos citar algumas das diversas aplicações que cada tipo oferece, mas além do uso comum desta mídia, acaba fugindo do amplo conhecimento do público as aplicações que algumas pessoas encontram para o adesivo, usando a criatividade e transformando o comum em algo novo.

O adesivo fotoluminescente, por exemplo, é muito usado rotas de fuga e sinalização interna de direcionamento em empresas, mas também é usado em iscas de pesca, especialmente para pescarias noturnas, bóias de segurança e até no teto de caminhões e ônibus, para a fácil localização do veículo em caso de capotamento, especialmente à noite, além de escadas de emergência prediais e comerciais, cinemas e até para decoração, como as estrelinhas e planetas tão usados em quartos infantis.

E quem diria que o adesivo refletivo, muito comum em sinalizações de veículos e estradas, faixas de caminhões, ônibus, vans, ambulâncias e viaturas, iscas de pesca, sinalização, publicidade e decoração em geral, também é usado por muitos artistas para produzir quadros e outras peças decorativas, assim como os holográficos, que vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado de decoração e estão presentes até no Carnaval. São muito usados em santinhos para colar no carro, estampas localizadas em sacolas de papel, igrejas, em shows e eventos para a decoração de palcos e em escolas de samba, tanto nas alegorias, quanto nos instrumentos musicais, promovendo um efeito bastante impactante durante o desfile.

E sabe aqueles rótulos dourados ou prateados que você encontra em alguns produtos como xampus, cremes e alguns suplementos alimentares? São adesivos poliéster, que, além disso, estão presentes também em quase todos os eletroeletrônicos e eletrodomésticos da sua casa, naquela etiqueta prateada onde vem especificada a tensão do aparelho, a procedência e outras informações de segurança. Ele também é amplamente utilizado em vitrines de lojas, especialmente em épocas de promoções ou até mesmo para dar um colorido diferente ao vidro, mantendo a transparência, já que está disponível em diversas cores transparentes e também no prateado e dourado.

Outra coisa que quase ninguém sabe é que aquela película que vem na tela do seu computador novo, do celular e na maioria dos eletrodomésticos, controles-remoto e até proteção de alguns metais, é na verdade um adesivo eletrostático, o mesmo usado em etiquetas de troca de óleo. Ele é um “adesivo sem cola”, o que o torna fácil de remover e muito versátil, podendo ser utilizado em diversas aplicações, já que pode ser também impresso.

Com o “boom” do envelopamento automotivo, grande parte do público já conhece essa funcionalidade do adesivo, mas o que a maioria não percebeu ainda é que o adesivo automotivo também pode ser um facilitador para muitas profissões. Regulamentado na maioria das cidades brasileiras, o adesivo automotivo pode também mudar a cor de veículos comerciais, como táxis e vans de transporte turístico e escolar, facilitando a vida de quem trabalha com isso.

Pode-se adquirir o veículo na cor que desejar, envelopar e apenas solicitar a mudança junto ao Detran e, na hora da venda, descaracterizar novamente o veículo, que pode ser comprado por qualquer particular.

Já os decorativos, vêm entrando aos poucos no mercado e devagarzinho vêm ganhando seu espaço, seja na adesivação total para portas, móveis e eletrodomésticos, seja em localizados, para dar um toque pessoal à decoração da casa.

Mas o grande consumo de adesivos no Brasil vem mesmo dos adesivos comuns, coloridos ou transparentes. Eles são utilizados em quase tudo que vemos à nossa volta. Sinalização em lojas e supermercados, vitrines, rótulos, etiquetas, decoração de vasilhas plásticas, aplicação de códigos de barra em diversos produtos, informativos, descritivos, sinalizadores, aplicação de marcas, decoração de estandes, lojas, localizados em veículos comerciais, vidros, encapamento de livros e cadernos escolares, entre muitas outras aplicações.

Enfim, as possibilidades do adesivo são quase infinitas, dependendo da criatividade de quem os utiliza. Combinados, os adesivos disponíveis no mercado podem alavancar negócios e gerar fonte de renda para muita gente, basta saber onde, como e quando utilizar cada um deles. Falta ainda no mercado brasileiro um tipo de profissional que seja especialista no assunto e que possa direcionar o consumidor para o melhor substrato para sua necessidade, o que gera uma subutilização do produto no Brasil. Então, que tal começar a olhar o adesivo com mais atenção e incluí-lo nas suas criações? Tente, invente e faça diferente!

interna-adesivos

1) Táxi envelopado da frota de Curitiba – Fonte Gazeta do Povo | 2) Pandeiro com adesivo holográfico – Fonte Harmonia Musical | 3) Adesivo eletrostático | 4) Adesivo decorativo localizado – Fonte Mobly | 5) Adesivo comum utilizado em sinalização de hospital – Fonte G10 Print | 6) Adesivo fotoluminescente

Por:

Compartilhe:

EXPEDIENTE

CNPJ: 65.399.586/0001-54
Reg. N. 13-Liv. B2 -28/01/98
R.C.P.J – Cotia/SP
Art. 8 Lei 5.250 (Lei de Imprensa)
INPI – Art.158 PLI-RPI N. 1390-97

Comercial:
Claudilei Simões de Sousa
sousa@oserigrafico.com


Editorial:
Mara de Paula Giacomeli
mara@oserigrafico.com


Administrativo:
administrativo@oserigrafico.com


Diagramação:
Aristides Neto
arte@oserigrafico.com

Anuncie aqui: