Claudilei Simões de Sousa

Mara de Paula Giacomeli

A FOTOGRAFIA E A COMUNICAÇÃO VISUAL

Personalização de produtos e ambientes faz mercados convergirem

 

Nos últimos tempos, um dos mercados que mais temos visto crescer é, sem dúvida, o de personalização, que vai de fotoprodutos a ambientes inteiros. E essa nova busca do consumidor pelo exclusivo, personalizado e diferenciado tem feito com que a comunicação visual ande de mãos dadas com a fotografia.

Fotógrafos profissionais têm, cada vez mais, encontrado na comunicação visual uma alternativa para agregar valor ao seu trabalho e até mesmo alavancar a venda da fotografia através de produtos – o que há algum tempo era impensável. Assim, um mercado que por anos teve sua segurança ameaçada com o advento das câmeras digitais e smartphones, volta a ser acionado para garantir produtos personalizados e até ambientes exclusivos.

As possibilidades do uso da fotografia na personalização começam nos pequenos objetos, com a popularização de fotoprodutos como canecas, mouse pads, almofadas, azulejos e outros artigos decorativos e de uso pessoal, facilitados com a entrada da sublimação e da impressão UV para pequenos formatos. Assim, fotógrafos profissionais passaram a ter um grande aliado para o seu trabalho, que agrega valor e encanta seus clientes: o uso de brindes com uma ou algumas fotos feitas no ensaio, gerando afetividade e engajamento do cliente.

Ainda na gama de possibilidades de personalização com foto, temos observado uma grande tendência também para os grandes formatos. Com a popularização no mercado de máquinas de impressão digital que imprimem diretamente sobre substratos rígidos e de grandes larguras, como madeira, vidro e acrílico; e de materiais como courino com excelente qualidade, além da possibilidade de imprimir sobre um adesivo para posterior aplicação sobre diversos tipos de substratos, incluindo eletrodomésticos, ganhamos mais um mercado: o de decoração. Portas de armários, pufes, sofás e até paredes podem ser personalizados com fotos que tenham grande significado para o dono da casa. E aí entra mais uma vez o fotógrafo, que nesse caso, passa a ser o protagonista, já que para criar um ambiente de bom gosto, cria-se a necessidade de uma foto muito bem produzida e profissional, que valorize o resultado final.

Há também o mercado de impressão de fotos direto sobre tecidos, outra tendência mundial. Persianas, cortinas, estofados e até roupas de cama também fazem parte desse novo universo da decoração e da comunicação visual e trazem uma demanda cada vez maior para o profissional de fotografia.

Mas não só do mercado de consumo final vive a fotografia. Acionando esses mesmos recursos, há também uma enorme demanda de empresas que, cada dia mais, buscam profissionalizar a imagem de seu produto, marca ou serviço. O envelopamento de frotas e carros comerciais, por exemplo, vem crescendo exponencialmente na área da comunicação visual e cada vez mais essa comunicação tem sido feita através de imagens de produtos. Não raro, vemos circulando pelas ruas carros e caminhões envelopados com fotos muito bem produzidas de produtos, que chamam a atenção do consumidor e fixam a imagem de uma marca. Isso sem contar as convenções, feiras e eventos, onde os estandes a cada dia vêm evoluindo no quesito fotografia x envelopamento.

Que esse resgate do profissional de fotografia têm sido importante para a movimentação da economia, ninguém duvida, já que são muitos os profissionais da área que voltaram a exercer sua arte. Mas é fato também que a conversão do mercado de fotografia com o de comunicação visual trouxe uma grande vantagem para o nosso mercado, que passou a atender setores inexplorados anteriormente, como o de decoração.

E nessa aliança, todo mundo ganha, especialmente o consumidor. Nossos olhos agradecem!

 

 

 

Por:

Compartilhe:

EXPEDIENTE

CNPJ: 65.399.586/0001-54
Reg. N. 13-Liv. B2 -28/01/98
R.C.P.J – Cotia/SP
Art. 8 Lei 5.250 (Lei de Imprensa)
INPI – Art.158 PLI-RPI N. 1390-97

Comercial:
Claudilei Simões de Sousa
sousa@oserigrafico.com


Editorial:
Mara de Paula Giacomeli
mara@oserigrafico.com


Administrativo:
administrativo@oserigrafico.com


Diagramação:
Aristides Neto
arte@oserigrafico.com

Anuncie aqui: