Todos os empreendedores já sabem que, devido ao aumento dos níveis de competitividade entre as empresas, procurar alternativas para se destacar é fundamental. Uma das estratégias mais eficazes para isso é oferecer valor ao cliente, ou seja, ofertar um produto diferenciado. É nesse contexto que os nichos de produtos personalizados vêm ganhando a atenção dos consumidores, oferecendo soluções específicas e customizadas que atendam a todos os seus desejos e necessidades. Mas depois de abrir uma estamparia e vê-la se adaptar no mercado, que medidas o empresário deve tomar para fazer seu faturamento ser ampliado e ter condições para gerar lucro?
1. Construa uma base de clientes
Para tornar sua estamparia mais lucrativa, primeiramente você deve apostar no relacionamento com o cliente, isto é, fazê-lo se sentir especial. Para isso, elabore uma lista de clientes que podem parcelar o pagamento ou ter um desconto de 20{0745c43c0e3353fa97069a60769ee4ddd8009579514cad9a011db48d81360048} em cada encomenda, por exemplo. Estas são apenas algumas técnicas básicas do chamado CRM (Customer Relashionship Management), um conjunto de estratégias que têm em vista criar uma relação duradoura com o comprador. Esta dica é útil principalmente para as estamparias que estão dando seus primeiros passos no mercado, que precisam tornar o investimento em publicidade menos necessário e apostar na tradicional propaganda “boca a boca”.
2. Congele gastos
Grande parte dos empreendedores, após alguns meses ou anos, costuma entrar numa zona de conforto. Eles acabam se acostumando com determinadas despesas e acham que abrir mão delas é algo impossível. Mas é importante lembrar que, quando uma estamparia está crescendo sem aumentar os gastos, ela acaba conseguindo otimizar seus custos. E ao investir os mesmos recursos financeiros, ela consegue obter uma receita maior com a diminuição do custo relativo das vendas. Por isso, cortar altos custos com marketing, funcionários e fornecedores é fundamental.
3. Reveja os contratos com seus fornecedores
Renegociar preços oferecer benefícios múltiplos, tanto para o fornecedor quanto para o seu negócio. Isso geralmente acontece quando você adquire um volume maior de matérias-primas e o fornecedor lhe concede um preço menor por elas. Dessa forma, a estamparia cria uma reserva estratégica de matéria-prima para poder atender o consumidor e não perder vendas, além de o fornecedor lucrar mais com as vendas. Ao unificar as compras que antes eram feitas com mais de uma empresa, a estamparia também consegue aumentar a lucratividade de suas camisetas personalizadas, fortalecer a parceria com seu fornecedor e garantir que o dia a dia do negócio corra tranquilamente.
4. Venda mais do que camisetas
Outra dica para fazer o negócio crescer e garantir a sua lucratividade é buscar novos públicos e atender demandas diversificadas do mercado, vendendo mais do que apenas camisetas personalizadas. Além destas, você pode oferecer aos seus clientes estojos e bolsas escolares, guarda-chuvas para bares e restaurantes, peças de vestuário para o inverno, kits de futebol, entre outros produtos personalizados. Muitos empreendedores ainda acham que uma estamparia deve vender exclusivamente camisetas, o que não é verdade. A dica é procurar oportunidades de negócio e colocá-las em prática para ver a lucratividade do negócio crescer.
5. Mantenha o foco naquilo que importa
Por último, é importante que o empresário foque no core business, ou seja, nas tarefas mais importantes que contribuam para o crescimento da empresa. Muitos gestores acabam investindo muito tempo na tentativa de enxugar custos a qualquer preço, que na verdade deveria ser empregado em outras atividades relacionadas às vendas.
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