Você já visitou os Países Baixos, mais conhecidos como Holanda? Se já, deve ter reparado que o uso de cortinas nas janelas é bem raro. Esse hábito não tem uma explicação certa, mas há quem diga que deriva do calvinismo, tradição religiosa que prega que quem é honesto não tem nada a esconder e, por conseguinte, não necessita de janelas que ocultem o interior de suas residências. Há também quem afirme que o não uso desse adorno se deve à vontade dos moradores de estar o tempo todo observando a agitação e a paisagem vista pela janela.
Podemos usar essa temática como uma figura de linguagem e refletir sobre quantas vezes usamos cortinas e deixamos de ver tudo de mais lindo que está ao nosso redor pelo simples fato de estarmos acostumados a usar “cortinas”. Vamos deixar as janelas livres e observar mais o panorama que elas emolduram. A felicidade pode estar logo ali, do lado de fora, e você a mantém afastada por um simples pedaço de tecido. Deixe sua janela sem cortinas.
Como diz a música “Sal da Terra”, composta por Beto Guedes e Ronaldo Bastos: “A felicidade mora ao lado, e quem não é tolo pode ver.”
Views: 1