Claudilei Simões de Sousa

Mara de Paula Giacomeli

A Psicologia Positiva no treinamento e gestão de pessoas

A maneira como as empresas enxergam seus colaboradores está mudando — ainda bem! Antigamente, não se falava em “Gestão de Pessoas”, pois havia apenas o “RH” ou o antigo “DP”, o famoso Departamento Pessoal. Nos dias de hoje, todo colaborador já é compreendido como peça-chave para que as empresas alcancem os resultados que tanto almejam, o que influencia diretamente na visão contemporânea da organização e nas perspectivas para o futuro. E unir o Coaching e a Psicologia Positiva pode ser uma importante ferramenta nesse processo, principalmente para fortalecer a liderança estratégica e treinamento de equipe.

A Psicologia Positiva pode ser usada de várias formas para aumentar a motivação e a satisfação de uma equipe. É preciso considerar que todos nós passamos grande parte de nossas vidas trabalhando, por isso, é fundamental que muitas organizações compreendam como é fundamental a satisfação no ambiente de trabalho. Ela é a peça-chave para uma maior satisfação com a vida e produtividade.

Quanto mais pessoas você gerenciar, maior a possibilidade de promover as práticas de positividade na empresa. Com elas, existe a melhora da motivação e aumento do engajamento, gerando níveis cada vez mais ascendentes de florescimento e aprendizado. Tudo isso gera resultados extraordinários a custos muito baixos. Veja as vantagens de aplicar a Psicologia Positiva e Coaching no treinamento de pessoas:

Autoconhecimento
As ferramentas de Coaching proporcionam acesso ao autoconhecimento. Isso gera clareza para saber quem somos, onde estamos, para onde queremos ir e o que é preciso fazer de diferente, que não estamos fazendo agora, para conseguir chegar aonde queremos. Ficar bom no que somos muito ruins é muito difícil e, além disso, custa caro! Os investimentos em energia, tempo e dinheiro são altos demais frente a um custo-benefício que é péssimo. Por outro lado, nos tornar excelentes naquilo que já somos bons nos traz prazer e entusiasmo, e os resultados podem ser sentidos instantaneamente!

Conhecer melhor o outro
Conhecer melhor a si tem como consequência conhecer melhor o outro. Porque ao se conhecer, você melhora o seu relacionamento com as pessoas. Seja na vida pessoal ou no ambiente de trabalho. Aprecie, elogie e reconheça os esforços da sua equipe. É importante que os seus colaboradores entendam que todo esforço é valorizado. Lembre-se de se certificar que você está oferecendo a recompensa que o time deseja.

Trabalhe com propósito
Sem dúvidas, o trabalho feito com significado certamente vai trazer resultados melhores — seja de satisfação e, também, resultados financeiros e de reconhecimento. O importante é fazer aquilo que gosta e que tem a ver com seus pontos fortes, porque tudo isso faz com que você faça melhor e seja reconhecido por isso.

Defina metas atingíveis, inteligentes e desafiadoras
Todo trabalho tem um impacto positivo para as pessoas, comunidades e principalmente para o mundo. Leve o colaborador a entender quais são as contribuições positivas do seu trabalho, isso confere significado mesmo às tarefas mais difíceis ou enfadonhas. É importante desafiar as pessoas no nível de suas habilidades. E é mais importante ainda que elas percebam que podem realizar as coisas. Isso dá ânimo ao time. Ao atingi-las, comemore com os integrantes.

Recentes estudos sugerem que 70{0745c43c0e3353fa97069a60769ee4ddd8009579514cad9a011db48d81360048} dos profissionais que usam ativamente seus pontos fortes no dia a dia sentem-se mais comprometidos e energizados pelo seu trabalho. Acredito que quando as lideranças investem na potencialização de talentos, é possível fazer com que as equipes alcancem resultados extraordinários. É mais interessante investir tempo e energia para maximizar os pontos fortes que o colaborador já tem do que tentar desenvolver novas habilidades. Conhecendo as competências dos liderados, o gestor pode realocá-los para cargos, setores, funções e atividades onde eles naturalmente se sairão melhor.

Pode-se dizer que aplicar a Psicologia Positiva é um desafio para as empresas, que tradicionalmente desencorajam seus colaboradores a serem mais felizes ao enfatizarem apenas as falhas. Ao mesmo tempo, esta ciência vem para mostrar que é possível olhar os problemas do dia a dia empresarial por outros ângulos, dando a gestores e equipes a chance de buscar novas formas, soluções assertivas e resultados mais rápidos, o que certamente só traz benefícios para todos os envolvidos.

Iara Luz é Master Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching e fundadora da Direction Coaching, empresa preparada para guiar transformações positivas em pessoas e organizações. Iara atua há mais de 20 anos na área de liderança de equipes e trabalha como coach de vendas aplicando técnicas de Coaching e PNL com lideranças e equipes comerciais. Acompanhe seu trabalho nas redes sociais:
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