Claudilei Simões de Sousa

Mara de Paula Giacomeli

A revolução da VELHA SENHORA: serigrafia e tecnologia de mãos dadas?

Os dias estão passando e, a cada dia, vemos a serigrafia se reinventar. Aconteceu a Febratex, feira internacional que ocorre em Blumenau, SC. Estive por lá procurando novidades, e havia muitas.
Para grandes tiragens, lá estavam os carrosséis ovais, com módulos que podiam ser acoplados, tornando o espaço fabril melhor utilizado. Isso mostra que estão atentos ao mercado de localizados, que a moda está pujante e que há espaço para crescimento. Máquinas digitais apareceram, com gravação direta sobre o quadro, minimizando o tempo de preparação de matrizes. Mais alguns passos e vem a super novidade para a
serigrafia: uma impressora de quadros que entrega um quadro em três minutos, pronto para entrar na linha de produção, com registro perfeito, sem emulsão, sem fotolito. Uma revolução que assegura a possibilidade de utilizar a matriz em até 3.000 peças. O projeto fica guardado na memória do equipamento e, se necessário, pode-se ter outra matriz em alguns minutos, sem prejudicar a produção.

Que loucura é essa? A VELHA SENHORA ficou maluca? Nossos trabalhadores da serigrafia, desenvolvedores
de equipamentos, ficaram fora da curva? Resolveram colocar a tecnologia a serviço da serigrafia? Que maravilha!

Isso sim é uma revolução no mercado.
Isso sim vem para mostrar que a serigrafia está longe, muito longe de acabar ou se aposentar. Tem gente preocupada e disposta a lutar e trazer a tecnologia para o mais antigo processo de reprodução de imagem que existe no mundo, processo esse que colore a moda e dá vida aos sonhos dos estilistas.
Não significa que não existem ameaças. Os fios estão mudando e os sintéticos cada vez mais se adaptam à moda.
Há desenvolvimentos em sublimação e, principalmente, em DTD e DTF. Mas a serigrafia, com esses ajustes, vai se tornando competitiva e não perde a pose para essas novas tecnologias. Ainda vão ter que suar a camisa e arregaçar as mangas para ganhar da VELHA SENHORA. Entendemos que esses equipamentos que estão surgindo ainda são muito caros, mas mostram uma luz no fim do túnel. Com o tempo, acabam ficando a preços que um grupo de profissionais pode adquirir e tocar suas oficinas para frente.
Bem-vindos, homens da tecnologia!
Estamos ávidos pelos seus conhecimentos e pelos novos equipamentos que podem sair dessas mentes brilhantes.

A VELHA SENHORA agradece e tenham certeza: vamos trilhar caminhos que levarão ao sucesso.

Por:

Compartilhe:

EXPEDIENTE

CNPJ: 65.399.586/0001-54
Reg. N. 13-Liv. B2 -28/01/98
R.C.P.J – Cotia/SP
Art. 8 Lei 5.250 (Lei de Imprensa)
INPI – Art.158 PLI-RPI N. 1390-97

Comercial:
Claudilei Simões de Sousa
sousa@oserigrafico.com


Editorial:
Mara de Paula Giacomeli
mara@oserigrafico.com


Administrativo:
administrativo@oserigrafico.com


Diagramação:
Aristides Neto
arte@oserigrafico.com

Anuncie aqui: