Claudilei Simões de Sousa

Mara de Paula Giacomeli

A saga de Fred Diamante -Parte 01 – O apressado come cru

A saga de Fred Diamante -Parte 01 - O apressado come cru

Neste mês convido você a conhecer uma nova história, espero que não só se divirta como também tire ótimas lições do mundo corporativo.

Depois do nosso querido Beto Falcão, que tivemos a oportunidade de acompanhar por alguns meses, hoje falaremos de um novo personagem que traz uma história rica e muitos ensinamentos: Fred Diamante.

Frederico Diamante Texugo do Mel, carinhosamente chamado de Fred Diamante por seus amigos e por aqueles que conviveram com ele ao longo de sua carreira. Frederico Texugo tem uma história extremamente interessante.  Para quem não sabe os Texugos do Mel são conhecidos por sua destreza, por sua habilidade, por sua coragem e por toda a vida desafiadora que vivem, com Fred não foi e não era diferente, descendente de uma família de texugos muito bravos, Fred aprendeu a lutar pela vida, a buscar o seu espaço e não desperdiçar oportunidades. Nunca se escondeu, nunca teve medo do medo, e mesmo com medo foi em frente.

Em outra oportunidade falaremos sobre o início da carreira de Fred, mas, neste momento, vamos focar neste pedaço da sua história, que nos trará aprendizados e reflexões.

Fred Diamante encerrava um período de trabalho com uma jornada de sucesso nas organizações Rockets Stars. No auge desta jornada Fred entendeu que vivia um momento de estagnação, queria ser promovido, mas a empresa não tinha espaço para tantos talentos e apesar dos conhecimentos adquiridos, do seu bom desempenho e performance, Fred optou por sair da empresa e buscar novos ares.

O fato é que nosso amigo Texugo não teve a paciência para esperar o desenrolar dos acontecimentos e lançou-se ao mercado.

Como tinha um bom perfil profissional, montou um bom currículo, começou a sua busca por novas oportunidades de trabalho e logo não demorou para que começassem a surgir propostas de trabalho.

Fred Diamante havia terminado uma pós-graduação na área de marketing e

motivado por estes novos conhecimentos aceitou uma vaga de trabalho nas organizações Pedreira e Junqueira. Havia rumores que o cenário político econômico no mundo estava passando por mudanças, então Fred decidiu que não ficaria muito tempo na busca por novas oportunidades, talvez pela juventude ou talvez pela inexperiência, Fred resolveu aceitar a proposta.

O que seria a realização de um sonho acabou tornando-se um pesadelo, pois a sua experiência foi uma curta passagem pelas organizações Pedreira e Junqueira, que viviam no ambiente de uma empresa familiar e não estavam preparados para os desafios que surgiram com os novos cenários.

Então, em menos de seis meses, nosso Fred Diamante amargava o preço de uma decisão precipitada, saindo de uma organização onde tinha uma situação estável para se lançar ao mercado, buscando novos desafios, porque queria uma promoção, porém sua nova empreitada no grupo Pereira e Junqueira foi um furo n’água.

Não bastasse a curta passagem, o cenário político econômico realmente havia mudado e o mercado de trabalho rapidamente enxugou muitas vagas, as empresas começaram a fazer cortes nos seus gastos e a economia teve um declínio.

Diamante agora saía de uma confortável posição, de alguém com um bom currículo, para mais um a procurar trabalho no mercado tão concorrido.

Sua rotina agora era de imensas horas na busca de vagas, sites de emprego, classificados, indicações, telefonemas, ou seja, uma rotina estafante e estressante sem resultado efetivo.

Os dias foram passando e a angústia foi aumentando, a economia ficando cada vez pior, os cenários cada vez mais desanimadores e nosso amigo Fred vendo seu dinheiro, que já não era muito, se esgotando, contas aumentando, dívidas subindo e o humor totalmente no chão.

Fred Diamante nunca ouviu os conselhos do seu pai, não era afeito a guardar dinheiro, fazer economias ou até mesmo reservas para situações de emergência, o fato de que ele ganharia outro salário no próximo mês fazia com que gastasse totalmente o salário daquele mês.

Sempre se preocupou em viver boas experiências e nunca se preocupou em construir um bom patrimônio ou uma poupança razoável para encarar dias mais cinzentos. E naquele momento tortuoso,

como não era adepto a economizar, não tinha com o que fazer frente a situação que surgiu.

Alguns meses se passaram, contas se acumulavam, e o desânimo tomava conta, esta era a situação que nosso amigo Fred vivia. É muito difícil buscar ânimo quando não se vê luz no fim do túnel e esta era exatamente a sensação e o cenário que ele vislumbrava. Em alguns momentos chegou a se desesperar, porém buscava dentro de si um rompante de fé e motivação para seguir buscando resultados, lembrou que era um texugo valente, um Texugo do Mel, aquele que nunca desiste, aquele que nunca se acovardou e decidiu encarar os desafios que surgiam naquele momento.

Terminava o mês de novembro e nosso personagem já sentia o tempo se esgotando. Normalmente as empresas entram no mês de dezembro pensando em paralisar suas atividades, encerrando o ano e começando o planejamento, desta forma Fred sentia que o tempo corria contra o seu próprio relógio.

Pelas experiências e histórias que costumava ouvir, ninguém contratava no mês de dezembro, a não ser para trabalhos específicos, que surgiam na época natalina. Como não era seu caso, pois buscava algo fixo e dentro do seu ramo de atividade, entendia que as oportunidades não surgiriam, ao mesmo tempo já começava a pensar se deveria ou não se aventurar a fazer algum bico ou alguma outra atividade que lhe trouxesse algum retorno financeiro, já que o momento era de falta de dinheiro e dívidas acumuladas.

Como tinha se candidatado para várias vagas, em vários anúncios, Fred tinha um fio de esperança de que alguma coisa poderia surgir, mas naquele momento o seu espírito de desânimo queria lhe roubar qualquer tipo de esperança. Foi neste momento que Fred resolveu apelar para o Deus dos Texugos, sentiu que a água já passava da altura do pescoço e era a hora de buscar alguma forma de se manter firme e forte para vivenciar o que vinha pela frente.

Não foi fácil mas depois de muito insistir Fred Diamante enfim conseguiu uma excelente entrevista, tinha a oportunidade de trabalhar em uma organização Internacional, com boas possibilidades de crescimento. Ainda não sabia qual era a empresa, mas tinha as informações.

Lembrou a si mesmo que era alguém talhado, tinha muita experiência, tinha bons conhecimentos, falava outros idiomas, estava preparado, se tivesse uma boa

performance na entrevista com certeza conseguiria vencer os demais concorrentes. Naquele momento buscando, todas as forças que lhe restavam, Fred fez a sua melhor entrevista, participou das dinâmicas e concluiu o processo sendo então o candidato escolhido.

Faltando duas semanas para o Natal, Fred recebeu uma ligação com a informação de que havia sido o candidato escolhido e que estava contratado, quase não acreditou, pulou de alegria, vibrou com muita emoção, até chorou, estava recebendo um presente adiantado.

Fred Diamante voltou para casa muito feliz com as notícias que eram muitas, havia sido contratado, teria enfim um bom salário para colocar a sua vida financeira em dia. Conseguiria pagar as suas contas, teria um bom cargo, em uma empresa que lhe proporcionaria um bom crescimento e além de tudo ainda faria um estágio de trabalho em Longinópolis, em outro país onde ele aprenderia novas culturas, um novo aprendizado sobre a empresa para qual trabalharia.

As preocupações de Fred agora eram outras, precisava urgentemente preparar a sua mala para viajar, preparar um passaporte, afinal de contas nunca teve um, nunca se preocupou em tê-lo, pois não tinha sonhos e nem ambição de viajar para outros países.  E agora Fred seria colocado à prova, pois em Longinópolis teria que falar um idioma diferente do Texuguês que estava acostumado. E assim a nossa cena se fecha e eu lhe convido a refletir:

Quantas vezes você foi afobado e inconsequente tomando decisões que lhe custaram caro depois?

O quanto de resiliência você tem para passar por desafios e situações difíceis que podem surgir em seu caminho?

Você tem feito um planejamento financeiro em sua vida pensando no futuro.?

O quanto você tem aprendido com seus erros para construir caminhos mais assertivos?

Mantenha o Foco e a Persistência, planeje seus passos e suas ações, seja flexível ao abraçar novas oportunidades.

E por fim e não menos importante, o quanto você tem se conectado com o seu Deus?

Eduardo Levy Cotes, Consultor de Empresas – Administrador – Coaching
Especialista em Marketing – Vendas – Treinamentos – Palestrante.
Instagram @edulevyvendas
E-mail : atendimento@mgdmarketing.com.br

Views: 3

Por:

Compartilhe:

EXPEDIENTE

CNPJ: 65.399.586/0001-54
Reg. N. 13-Liv. B2 -28/01/98
R.C.P.J – Cotia/SP
Art. 8 Lei 5.250 (Lei de Imprensa)
INPI – Art.158 PLI-RPI N. 1390-97

Comercial:
Claudilei Simões de Sousa
sousa@oserigrafico.com


Editorial:
Mara de Paula Giacomeli
mara@oserigrafico.com


Administrativo:
administrativo@oserigrafico.com


Diagramação:
Aristides Neto
arte@oserigrafico.com

Anuncie aqui: