Claudilei Simões de Sousa

Mara de Paula Giacomeli

Adesivação sobre azulejos

Amigos, vamos em frente com a nossa coluna de adesivação.

Falamos das paredes, normalmente das de alvenaria que já foram pintadas, lisas e preparadas.

Como fazer sobre azulejos?

Já escutei poucas e boas sobre o assunto. Alguns profissionais gostam de lixar o azulejo para garantir a aderência, mas estragam a face do azulejo; caso tenham que remover,  será  complicado, pois o cliente terá que trocar os azulejos.

Alguns clientes querem a parede da cozinha que está com azulejos  lisos, impecável. Tem jeito? Sim, tem jeito.

Primeiro, é preciso preparar a parede, limpar bem, e nas junções o ideal é passar massa corrida.  Há  massas especiais para azulejos, para deixar a parede nivelada, sem as interferências das emendas dos azulejos. Depois disso, limpar. Como sabem, devemos gastar tempo com a limpeza para facilitar e dar aderência ao adesivo.

Mesmo com adesivo de 0,16 mm. de espessura, algumas paredes com azulejos antigos ficam com marcas das emendas, principalmente em azulejos bisotados. Então, cabe ao profissional pedir para preparar a parede antes de colocar ou de iniciar o trabalho.

Um detalhe importante: vinil adesivo não combina com massa corrida; é preciso passar uma base antes de adesivar. O mesmo vai acontecer com piso. O trabalho sobre azulejos e pisos precisa de cuidados antes de começar o trabalho. A preparação é de suma importância. Um descuido coloca tudo a perder, e o seu trabalho fica prejudicado por ter pressa e não atentar para os detalhes.

Azulejos e pisos, por terem as superfícies vitrificadas, facilitam a limpeza. Então, mãos à obra! Não deixem sujeiras. Uma vez preparada, vamos colocar o nosso vinil adesivo, atentando para a posição da luz, para que a face de sobreposição, caso tenha que fazer, não fique voltada para a porta.

Não se esqueçam de usar promotor de aderência em todas as bordas e, se possível, nas sobreposições, pois ambientes com azulejos normalmente são úmidos ou com gorduras. Não vamos dar chance de levantar um canto do vinil adesivo. Se isso acontecer, sabem que o trabalho vai para o lixo. Nas sobreposições, não deixem de aquecer para melhor fixação do adesivo.

Se vão adesivar o piso do banheiro, muito cuidado com a sobreposição das partes verticais com as horizontais, ou seja, com a parede e o piso. Tem que ficar muito bem fixada a sobreposição para evitar entrada de água. Não vamos dar chance para o azar. Aqueçam as quinas e usem promotor de aderência. Vamos pecar pelo excesso e não pela omissão. Afinal, o cliente quer solução e não problemas.

Views: 3

Por:

Compartilhe:

EXPEDIENTE

CNPJ: 65.399.586/0001-54
Reg. N. 13-Liv. B2 -28/01/98
R.C.P.J – Cotia/SP
Art. 8 Lei 5.250 (Lei de Imprensa)
INPI – Art.158 PLI-RPI N. 1390-97

Comercial:
Claudilei Simões de Sousa
sousa@oserigrafico.com


Editorial:
Mara de Paula Giacomeli
mara@oserigrafico.com


Administrativo:
administrativo@oserigrafico.com


Diagramação:
Aristides Neto
arte@oserigrafico.com

Anuncie aqui: