A cidade de Americana viveu dias de intenso movimento e inovação durante a 7ª edição da Tecnotêxtil Brasil, realizada na Feira Industrial de Americana (FIDAM) de 22 a 25 de abril. Com a presença de cerca de 18 mil visitantes ao longo dos quatro dias, o evento consolidou a cidade como um dos principais polos da indústria têxtil no Brasil, atraindo profissionais de todo o setor e impulsionando a economia local.
Americana recebeu empresários, autoridades públicas e especialistas, que participaram de uma feira vibrante, repleta de lançamentos, negócios e debates sobre o futuro da indústria. “O impacto da Tecnotêxtil vai além dos negócios imediatos. O evento posiciona Americana como um hub estratégico para a indústria têxtil, contribuindo para a criação de um ambiente que favorece o futuro da indústria têxtil do país”, destacou Hélvio Júnior, diretor de Comunicação do Febratex Group.
Com mais de 300 expositores apresentando máquinas, tecidos, equipamentos e soluções tecnológicas, a Tecnotêxtil contou com diversas ações, palestras e encontros.
A Arena do Conhecimento foi um dos destaques do evento, reunindo palestras e demonstrações ao vivo sobre as principais tendências, como novas tecnologias, soluções digitais e práticas sustentáveis. Especialistas como Fernando Pimentel, diretor-superintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), reforçaram a importância de eventos como este para fortalecer a competitividade do setor no Brasil.
Os visitantes tiveram acesso a uma programação diversificada. Especialistas discutiram temas como o crescimento dos segmentos de não tecidos e tecidos técnicos, considerados os mais promissores no Brasil. Carolina Mesquita projetou as tendências futuras das indústrias têxtil, de confecção e moda — incluindo novidades em materiais inteligentes, smart textiles e tecnologias vestíveis.
Ricardo Gomes e Giordana Madeira, representantes do Febratex Group, lideraram um debate inspirador sobre o futuro da moda no painel intitulado “Febratex Summit e Brasil Fashion Designers Profissionais – Projeção do Futuro”. Nesse encontro, eles exploraram as tendências emergentes, oferecendo insights valiosos para profissionais e entusiastas da moda.
A Startup Corner On The Road 2025 também marcou presença na feira, com um espaço dedicado a startups inovadoras, assim como a Arena Books.
Em um dos dias da feira, uma reunião estratégica envolvendo representantes do Sinditec, da Prefeitura de Americana, do CIESP/FIDAM e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) teve como objetivo discutir diretrizes para um projeto pioneiro de economia circular voltado à cadeia têxtil da região.
Americana, com sua tradição e inovação, demonstra mais uma vez por que é considerada uma das principais referências na indústria têxtil do Brasil. E, com o sucesso desta edição, o futuro promete ainda mais crescimento, investimentos e avanços tecnológicos para toda a cadeia produtiva.
Durante a reunião, foram definidas metas iniciais, estabelecido o cronograma de trabalho e formada uma comissão gestora multiparticipativa, com o intuito de impulsionar práticas sustentáveis e inovadoras no setor. A iniciativa reforça o compromisso da indústria local com o desenvolvimento sustentável e a inovação tecnológica.
A importância da feira Tecnotêxtil para a indústria local também foi destacada pelo presidente do Febratex Group, Hélvio Pompeo. Em sua fala, ele ressaltou que a feira funciona como uma vitrine estratégica para o setor, estimulando novos negócios, promovendo inovação e reforçando o papel da indústria têxtil brasileira no cenário global.
Outros destaques incluíram apresentações sobre o uso de inteligência artificial na Indústria 4.0 por Marcelo Fernandes (NIACD / InovAILab), além de debates sobre o equilíbrio entre sustentabilidade e rentabilidade conduzidos por Luciana Crespim (Total Ecomáquinas). Gisele Rosati (Werken Química/Tanatex) abordou megatendências do setor e soluções inovadoras oferecidas pela sua empresa.
Um dos destaques entre os expositores foi a Yguaçú Máquinas, consolidando sua posição como referência nacional em tecnologia para sublimação e personalização têxtil. A empresa revelou seus mais recentes lançamentos, reforçando seu compromisso com a inovação e o aumento da produtividade no setor industrial.
Sob a liderança do diretor Rafael Mueller e sua equipe, os visitantes puderam conhecer o funcionamento de diversos equipamentos.
Um dos equipamentos apresentados foi a Calandra Têxtil Térmica Y-1800 — com 180 cm de área útil, ideal para produções em larga escala de tecidos sublimados.
A Tecnotêxtil se tornou um espaço fundamental para impulsionar a inovação sustentável na cadeia têxtil brasileira, consolidando Americana como um polo estratégico nesta transformação.
Durante o evento, também foi anunciado oficialmente que a próxima edição da Tecnotêxtil Brasil acontecerá em 2027.
A Tecnotêxtil Brasil 2027 promete superar expectativas, ampliando sua área de exposição e oferecendo uma programação ainda mais diversificada.
Agradecimentos:
Febratex Group
PA Comunicação 360 – Paloma Albuquerque (assessoria de imprensa)
https://tecnotextilbrasil.com.br/
Views: 7