Algumas empresas revelam suas matrizes internamente e utilizam lâmpadas com pouco UV, principalmente na parte interna, de modo que a matriz não fica bem revelada e na hora de lavar ela está muito mole, quase que desfazendo o desenho gravado. Neste caso, nesta matriz aparecerá muito véu, mesmo na parte chapada e na parte de letras e traços. A emulsão fica mole, dificultando até a secagem da matriz. Deixar véu na matriz revelada impedirá a passagem da tinta para o substrato, ocorrendo falhas na impressão e, caso venha a utilizar desta maneira, poderá danificar o tecido, causando entupimento das malhas, dificultando a recuperação de sua matriz. Para evitar o véu, procure faça o seguinte:
- Use uma lâmpada compatível com a emulsão que estiver usando;
- Para lâmpada com pouco UV, não use emulsão com sensibilizador diazo;
- Use sempre lâmpada rica em UV, HQA 400w, metal halógena 2000w, 4000w;
- Para aqueles que não têm uma lâmpada rica em UV, procure usar tecido branco. (Em tecidos coloridos e metálicos a luz é bloqueada, deixando a parte interna da matriz não endurecida);
- Com lâmpada rica em UV, acima de 4000w, use tecido colorido sem problema;
- Controle a revelação da matriz com o máximo de exposição;
- Evite camada muito grossa de emulsão.
- Para evitar este véu, também é utilizado um produto chamado de anti-véu.
- Com a matriz seca, faça a verificação se tem véu , coloque a matriz contra a luz, mexa de um lado para outro e notará uma mancha com brilho cristalizado, dentro de traços e letras principalmente. O anti-véu não interfere na recuperação da matriz, a qualidade do tecido não é alterada.
- O anti- véu poderá ser passado não só para evitar o véu, mas também para ajudar a fixar mais a emulsão, dando mais resistência para uma tiragem maior sem interferir na recuperação de sua matriz. Sempre que utilizar um produto anti-véu siga a orientação do fabricante, para não perder o rendimento do produto e sempre consulte os técnicos para esclarecer as dúvidas.