Claudilei Simões de Sousa

Mara de Paula Giacomeli

Como adesivar corretamente

Normalmente, quando vamos aplicar o adesivo em uma superfície, o primeiro cuidado é fazermos a limpeza com muito cuidado e atenção, essa é a parte mais importante do trabalho: a LIMPEZA.

Qualquer resíduo que ficar vai atra- palhar na qualidade do trabalho, seja na aplicação em decoração ou automobilístico, o pó e a sujeira são inimigos do adesivo.

Depois de eliminar todos os resíduos com bastante cuidado, se possível, utilize álcool para remover a gordura e sujeira dando total condições de aderência do material na superfície.

Não tenha pressa, essa é a parte que demanda tempo, atenção e cuidado. A garantia que o adesivo vai ter uma boa aderência é a preparação da superfície.

Uma vez escolhido o adesivo a ser trabalhado, fazemos todas as medidas e corte do material e damos início ao processo de instalação, e é exatamente nesse momento que vai aparecer a “mágica”, a mudança e o grande espetáculo.

A fixação do adesivo para início do trabalho tem seus segredos, se estamos preparando para adesivação de decoração e o adesivo vai ser colocado em uma parede, precisamos alinhar o plano vertical para não ficar fora do prumo, senão não teremos um encaixe perfeito, principalmente se tivermos imagens, garanta atenção redobrada com imagens, um descuido pode colocar tudo a perder, já tivemos diversas experiências com esse tipo de execução onde o profissional não conseguiu êxito com o encaixe da imagem, tendo que começar tudo novamente. Trabalho mal preparado, prejuízo na certa.

Não remova todo o liner, isso pode atrapalhar mais que ajudar, a remoção deve ser contínua à medida que vamos “espatulando”.

“Espatular” : É importante que tenhamos conhecimento, do processo de “espatulagem”, tem que ser feito com as técnicas certas, para que você tenha um bom resultado. Sugiro que posicione a espátula na superfície em um ângulo de 30º e inicie a “espatulagem” do meio para os lados, evite “espatular” na vertical, as chances de ter bolhas e rugas é muito grande pois o profissional acabará utilizando áreas maiores, o que possibilita a permanência de bolhas de ar, gerando, inclusive, rugas e as chamada “ minhocas” no adesivo. A espátula, estando em um ângulo de 30º, não ocasionará bolhas no ato da aplicação. Essa é uma das principais técnicas que você precisa ter conhecimento e cuidado, inclusive, se possível, utilizar feltro de proteção na espátula.

Além das técnicas de cortes e moldagem do adesivo em superfícies com curvas complexas, vamos precisar conhecer quebra de memória , assunto que abordaremos em outra edição.

Venho ressaltar a importância de você conhecer bem o produto e as ferramentas adequadas para o processo de instalação, para que tenha 100% de sucesso na apli- cação e entregando um serviço com alta performance e qualidade para seus clien tes. Isso te dará credibilidade e fortaleci- mento no ramo.

Me chamo Gillyano Vasconcelos, o Gil de Belém.

Mesmo sendo cearense e morando em Belém sou conhecido dessa forma.

Durante muitos anos atuei como vendedor em revendas de produtos para comunicação visual e também atuei como vendedor em gráfica de impressão digital, onde tive a oportunidade de acompanhar o processo de instalação dos serviços que eu vendia.

Foi em um desses momentos que me apaixonei pela aplicação de adesivos e comecei a me interessar pelas técnicas de aplicação.

Views: 3

Por:

Compartilhe:

EXPEDIENTE

CNPJ: 65.399.586/0001-54
Reg. N. 13-Liv. B2 -28/01/98
R.C.P.J – Cotia/SP
Art. 8 Lei 5.250 (Lei de Imprensa)
INPI – Art.158 PLI-RPI N. 1390-97

Comercial:
Claudilei Simões de Sousa
sousa@oserigrafico.com


Editorial:
Mara de Paula Giacomeli
mara@oserigrafico.com


Administrativo:
administrativo@oserigrafico.com


Diagramação:
Aristides Neto
arte@oserigrafico.com

Anuncie aqui: