Claudilei Simões de Sousa

Mara de Paula Giacomeli

Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica alcança sucesso de público com rico conteúdo

 

O Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica, promovido no dia 24 de agosto pela ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica) em parceria com a APS Feiras & Eventos, foi um grande sucesso. Mais de 200 profissionais do segmento de comunicação impressa lotaram o auditório do Espaço Milenium, em São Paulo, para entender a visão de especialistas e compartilhar conceitos de inovação com o mercado.

O primeiro palestrante a subir ao palco foi o especialista alemão Andreas Weber. Em uma apresentação interativa, reforçou que o mercado precisa pensar além da tecnologia – equipamentos e suas velocidades; deve-se tratar também do valor imaterial da impressão. Para Andreas, a inovação precisa estar no DNA de cada companhia, buscando a transformação como negócio, assim como fazem as grandes empresas globais. Ter um marketing eficiente e orientado à inovação, com entendimento da importância do relacionamento humano, foi um dos tópicos tratados por Andreas.

Em seguida, Emilio Corti, diretor mundial da unidade de negócios de equipamentos a folha da Bobst, compartilhou números de pesquisas recentes sobre o segmento de embalagens, mostrando onde estão os negócios crescentes, as oportunidades, como a criatividade impacta diretamente no crescimento, como ideias vêm sendo adotadas globalmente e, com base nestes pontos, quais os caminhos que o mercado está tomando para os próximos anos.

Fechando a manhã, Sandro Cardoch, diretor comercial para a América Latina da Smag Graphique, focou em tratar de acabamento em rótulos e embalagens e o quanto a aplicação de um acabamento diferenciado pode provocar uma enorme mudança no “shelf appeal” do produto. Sandro explicou que a impressão será sempre necessária, mas o objetivo é a criação de algo único, que se destaque perante a competição e seja difícil de imitar. Sandro abordou que hoje é possível produzir a impressão e acabamento usando diferentes tecnologias de impressão, tirando assim o máximo das tecnologias disponíveis. O executivo trouxe um número mostrando que, dos produtos tirados da gôndola do supermercado, 60{0745c43c0e3353fa97069a60769ee4ddd8009579514cad9a011db48d81360048} é colocado no carrinho e 40{0745c43c0e3353fa97069a60769ee4ddd8009579514cad9a011db48d81360048} é devolvido. O trabalho, frisou, é para que estes 40{0745c43c0e3353fa97069a60769ee4ddd8009579514cad9a011db48d81360048} sejam reduzidos ao máximo e um acabamento de qualidade em um rótulo ou embalagem, usando por exemplo efeitos táteis, pode ser o fator de decisão de compra.

O período da tarde começou com a palestra do consultor Hamilton Costa, da ANconsulting, que tratou de como gerar maior valor para o cliente. O conceito principal passado por Hamilton é do entendimento de que o empresário de impressão não pode ser mais um mero reprodutor de impresso, sendo preciso buscar novas alternativas e tornar a impressão uma importante parte de todo um processo de serviço multimídia. Para Hamilton, a companhia precisa entender quais problemas o cliente tem e quais soluções são possíveis de oferecer para atender a essas necessidades. Desta forma, têm-se com clareza quais serão os passos a serem tomados no momento dos investimentos em novas tecnologias, por exemplo. O grande ponto é o modelo de negócio a ser oferecido, com definições de onde a empresa quer chegar e como quer chegar lá.

O diretor da APS Feiras & Eventos, Alexandre Keese, apresentou uma série de tendências relevantes no mercado de impressão tendo como base pesquisas de grandes entidades do mercado, como drupa e FESPA. Keese explicou as transformações das artes gráficas para indústria gráfica, a chegada da impressão digital em grande escala e o impacto nos trabalhos. Alexandre explicou que o mercado atual demanda por mais trabalhos, porém com tiragens menores e mais personalizadas, com a indústria passando da produção em massa para a personalização em massa. Keese passou ainda pelos mais diversos conceitos de impressão industrial, impressão funcional e impressão de eletrônicos, ressaltando suas características, diferenças e oportunidades.

Clóvis Pires Castanho palestrou no Congresso da ABTG tratando da evolução dos processos cross-media. De acordo com Clóvis, o pensamento estratégico é fundamental para ajudar o cliente a vender. Dentro desta visão, o conhecimento e uso de softwares têm grande importância para agilizar o fluxo de trabalho e oferecer novas possibilidades e o desenvolvimento de campanhas mais diferenciadas. O especialista trouxe uma série de informações e dados sobre a evolução do mundo digital, mostrando que o empresário que não entender a mudança vai ficar para trás. São tecnologias existentes que vêm avançando, tornando-se menores em tamanho, mais rápidas e mais baratas, ampliando o acesso à tecnologia no geral. Isto não será diferente com a impressão, que deve estar sempre integrada às revoluções tecnológicas.

Para encerrar o ciclo de palestras, o alemão Rainer Wagner mostrou quais são as tendências tecnológicas até o ano de 2020. Ele ressaltou que a América Latina vem fazendo muitos investimentos no segmento em equipamentos novos de impressão e acabamento. Rainer fez uma passagem sobre as novidades em impressão digital, flexografia banda estreita, offset, acabamento e enobrecimento digital, 3D e outros desenvolvimentos das grandes companhias, como nanografia e softwares de web-to-print. Mesmo apresentando uma série de desenvolvimentos em equipamentos, Rainer deixa claro: o futuro será feito por pessoas.

O Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica foi finalizado com uma mesa redonda. O mediador foi o diretor técnico da ABTG Manoel Manteigas de Oliveira. Participaram da mesa Kleber Rodrigues, gerente de vendas da Kodak; Fabiano Peres, supervisor de revendas da Canon; Rogério Gomes, gerente de serviços técnicos da Hubergroup; Alexandre Dalama, diretor da Rotatek; Paulo Faria, diretor geral da KBA e Melchior Trueeb, gerente de vendas da Müller Martini.

Dentre os vários temas tratados na mesa redonda, estiveram: sustentabilidade, a importância de diversificar o leque de produção, a dificuldade de atrair jovens talentos para o mercado gráfico, questões de sucessão nas empresas, importância da tecnologia na produção de valor, as tendências one-to-one com a impressão digital, a integração de sistemas inkjet, o cuidado com perdas de insumos, a importância da capacitação e pensamento estratégico.

Com realização da ABTG, o Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica contou com organização da APS Feiras & Eventos. A Afeigraf e ExpoPrint Latin America são Patrocinadoras Diamante. A Abigraf-SP e o Banco Safra são Patrocinadores Ouro. A Futura Imbatível é Patrocinadora Prata; a Bremen Sistemas, a Papirus e a Ibema são Patrocinadores Bronze.

Os apoiadores da iniciativa são: Abflexo, Abiea, Abimaq/CSMEG, Abitim, ABPO, Abro, ABTCP, ANconsulting, ANJ, Baluarte Certificações, Conlatingraf, ConverExpo, FESPA Brasil, FSC, Istituto Europeo di Design, Instituto de Embalagens, Objeto Brasil, Revista Embanews, Revista Inforflexo, Revista ProjetoPack, Revista Publish, Revista Tecnologia Gráfica, Senai, Singrafs, Two Sides e Universidade Mackenzie.

As apresentações das palestras poderão ser encontradas no site da ABTG:
www.abtg.org.br

Views: 2

Por:

Compartilhe:

EXPEDIENTE

CNPJ: 65.399.586/0001-54
Reg. N. 13-Liv. B2 -28/01/98
R.C.P.J – Cotia/SP
Art. 8 Lei 5.250 (Lei de Imprensa)
INPI – Art.158 PLI-RPI N. 1390-97

Comercial:
Claudilei Simões de Sousa
sousa@oserigrafico.com


Editorial:
Mara de Paula Giacomeli
mara@oserigrafico.com


Administrativo:
administrativo@oserigrafico.com


Diagramação:
Aristides Neto
arte@oserigrafico.com

Anuncie aqui: