Claudilei Simões de Sousa

Mara de Paula Giacomeli

Corte e gravação a laser

A cada dia observamos um aumento na produção industrial, consequência da crescente evolução tecnológica. Com este progresso, empresas de comunicação visual estão optando por adquirir seus próprios equipamentos, e um dos mais utilizados e necessários neste meio é o equipamento de corte a laser. Devido a possibilidade do seu uso em uma infinidade de materiais e seu baixo índice de desperdício, a obtenção deste maquinário vem se tornando o melhor custo/ benefício na produção em grande escala. Já na produção em baixa escala, se a empresa não tiver um local apropriado, climatizado e com as adequações necessárias para o
uso, o ideal seria contratar um serviço terceirizado.

Neste segmento, o corte a laser traz grande inovação, possibilitando diversificação em relação aos concorrentes que trabalham apenas com impressora. Viabiliza corte de figuras complexas em uma grande variedade de materiais com excelente qualidade, rapidez e alta precisão, reduzindo assim o índice de perda de material. A maioria das máquinas de pequeno e médio porte são alimentadas manualmente, já na grande indústria existem modelos que dispensam a mão de obra.

É utilizada alta tecnologia para proporcionar um corte preciso, rápido e de excelente qualidade, além de ser um processo silencioso. Portanto, para se chegar a uma usinagem exata, que retrate detalhadamente o projeto que será utilizado como base para o corte, emprega-se um software chamado CAD/CAM, que reduz a necessidade do gerenciamento, mas, para que não haja erros e possível retrabalho, se faz necessário que o layout da peça a ser cortada tenha uma margem mínima de 5 mm.

A capacidade do corte depende do tipo de material e da potência do tipo de laser. Quanto mais potente, mais espesso poderá ser o material a ser cortado. Para as máquinas com potência até 200w, é
recomendado o corte de materiais até 20mm de espessura. Já uma máquina de 5000w tem a capacidade de cortar aço carbono com até 50mm de espessura.
Estas máquinas são altamente versáteis, aceitando diversos tipos de materiais tanto para o corte como para a gravação, como: papel, cartolina, cartão prensado, cartão canelado, MDF, cortiça, acrílico, entre outros. Já o vidro e mosaicos cerâmicos podem ser utilizados apenas para gravação.

Na gravação a laser, remove-se parte do material da superfície deixando uma área de baixo relevo de forma limpa e efetiva. É possível gravar qualquer formato.
Podemos usar a mesma máquina que se usa no corte. O que vai diferenciar é determinarmos o tipo
de processo e definirmos a potência e a velocidade do laser para que o feixe de luz não exceda a peça a ser
gravada. A gravação é muito utilizada na indústria dos brindes.

Alguns materiais quando expostos ao calor desprendem substâncias tóxicas e, devido a isso, não são indicados para o corte a laser.
Outros podem danificar a máquina de corte. Alguns exemplos destes materiais são: vinil (PVC, PCV e EVA), fibra de vidro e de carbono, poliéster, policarbonato, metais e superfícies espelhadas.
Na comunicação visual, utiliza-se os materiais permitidos em:
displays, letras caixa com e sem iluminação, placas, totens, letreiros luminosos, expositores pop-up e na indústria de brindes.
O corte e gravação a laser também é muito versátil na indústria têxtil, se tornando uma tecnologia básica a fim de aumentar a produção e gerar economia.
O corte garante qualidade e precisão, sem causar desfiamento do material e pode ser aplicado em diversos tipos de tecido como: linho, seda, algodão, entre outros.

E por ser um processo automatizado, evita o desperdício de material.
É especialmente utilizado no corte de tecidos finos e delicados.
Já a gravação a laser proporciona criar designer diferenciado em tecidos, como é o caso do jeans, que pode ser descolorido a laser, sem uso de produtos químicos.
Devido a tantos benefícios, diversas empresas estão adquirindo a tecnologia de corte e gravação a laser para facilitar e alavancar a produção.

De acordo com o relatório “Global laser cutting machines market size, share & industry trends analysis report by application, by technology, by process, by regional outlook and forecast, 2023 – 2029”, fornecido pela Reportlinker. com, o mercado global de máquinas de corte a laser deverá atingir US$ 9,5 bilhões até 2029.

 

Por:

Compartilhe:

EXPEDIENTE

CNPJ: 65.399.586/0001-54
Reg. N. 13-Liv. B2 -28/01/98
R.C.P.J – Cotia/SP
Art. 8 Lei 5.250 (Lei de Imprensa)
INPI – Art.158 PLI-RPI N. 1390-97

Comercial:
Claudilei Simões de Sousa
sousa@oserigrafico.com


Editorial:
Mara de Paula Giacomeli
mara@oserigrafico.com


Administrativo:
administrativo@oserigrafico.com


Diagramação:
Aristides Neto
arte@oserigrafico.com

Anuncie aqui: