Claudilei Simões de Sousa

Mara de Paula Giacomeli

Ferramentas para facilitar o trabalho do adesivador

Na edição anterior falamos sobre limpeza e espatulagem para a colocação de adesivos.

Como dissemos, sujeira é inimiga de adesivo, nenhum canto pode ficar isento de limpeza minuciosa.

Além desse cuidado, temos outras dicas importantes para o trabalho sair perfeito.

Ferramentas

Temos no mercado diversos tipos de ferramentas para facilitar o trabalho do adesivador: soprador térmico para ser utilizados nas sobreposições, espátulas especiais para os cantos e detalhes do móvel, carro ou eletrodoméstico a ser adesivado, estiletes e facas de cortes.

É importante que o profissional esteja preparado para os imprevistos que possam aparecer, por mais cuidado que o profissional tenha ao avaliar o trabalho, sempre tem surpresas no caminho.

Algumas empresas oferecem os kits de ferramentas para o profissional adesivador, cabe a você escolher ao que se adapta e colocar mãos à obra.

Espátula:  é o principal instrumento de trabalho do adesivador, encontramos diversos tipos de espátulas, é preciso estar atento ao tamanho, flexibilidade, resistência e planicidade, tudo isso interfere no seu trabalho, facilita na adesivação e não coloca em risco o adesivo.

Cada profissional tem uma preferência, vai de espátula com silicone até espátula de feltro, escolha a que mais te satisfaça. Cuidado com o tamanho, pois pode trazer desgaste físico, a pressa é inimiga do trabalho de qualidade. Já vimos profissionais com super espátulas  e no fim do dia com os braços em estado lastimável. Outro detalhe importante, a fixação do adesivo depende de pressão e de movimentos contínuos e precisos.

Coloque proteção para evitar riscar ou danificar o adesivo, algumas ferramentas podem danificá-lo, colocando em risco todo o trabalho.

Estiletes: outro item importante para um bom trabalho. Mantenha sempre afiado, se possível um com lâminas de 60 º e um com ângulo de 30º, alguns cortes vão exigir mais atenção, isso vai facilitar muito o trabalho.  Não deixe pedaços de lâminas pelo caminho, isso pode ferir alguém até mesmo um cliente, seja responsável.

Soprador térmico: outro equipamento indispensável. Procure algo que seja fácil de manusear, que você se adapte com facilidade, como peso, potência, aerodinâmica, se possível bivolts, alguns atrapalham mais que ajudam, evitem utilizar secador de cabelo, mostre profissionalismo, tenha sempre um de reserva, nunca se sabe quando vão deixar de funcionar.

Para o trabalho de decoração, principalmente em paredes seria muito bom um nível, assim evita improviso e mantem as peças de adesivo bem alinhadas.

Essas são as dicas de hoje, voltaremos na próxima edição com mais informações.

Views: 1

Por:

Compartilhe:

EXPEDIENTE

CNPJ: 65.399.586/0001-54
Reg. N. 13-Liv. B2 -28/01/98
R.C.P.J – Cotia/SP
Art. 8 Lei 5.250 (Lei de Imprensa)
INPI – Art.158 PLI-RPI N. 1390-97

Comercial:
Claudilei Simões de Sousa
sousa@oserigrafico.com


Editorial:
Mara de Paula Giacomeli
mara@oserigrafico.com


Administrativo:
administrativo@oserigrafico.com


Diagramação:
Aristides Neto
arte@oserigrafico.com

Anuncie aqui: