O consumidor está a cada dia mais exigente e, a fim de agradar os compradores, envolvendo um baixo custo, fornecedores utilizam a flocagem para proporcionar um efeito aveludado a um substrato.
A flocagem é um processo eletrostático em que se aplica uma camada de flocos sobre uma superfície, que tanto pode ser plana (papel, tecidos, madeiras) quanto tridimensional (muito utilizado na indústria de brindes).
De fácil manuseio, a primeira etapa do processo consiste na aplicação de uma cola e em seguida os flocos são peneirados e depositados no substrato de forma perpendicular e uniforme através da máquina eletrostática. Por último vem o processo de secagem, que dependendo da superfície pode ser ao natural ou em estufas.
Podemos encontrar a flocagem em vários objetos que estão presentes em nosso dia a dia. No teto do carro, na canaleta dos vidros, em tecidos de veludo, tecidos de plush, papel camurça, no antiderrapante dos cabides,
nas caixas de relógios, forro de porta-joias, em pincéis de maquiagem, nas capas de veludo de álbuns de fotografia, em miniaturas de animais (a fim de imitar os pelos), em maquetes imobiliárias (imitando a grama), entre outros.
Além de uso a fim de apenas agregar textura ao objeto, a flocagem também pode ser utilizada como isolante térmico ou como redutor de ruídos.
No processo da flocagem podem ser utilizados: flocos de algodão (usados no papel camurça), flocos de poliéster e principalmente o nylon, que é aplicado em peças automotivas e estampas têxteis.
Os flocos são classificados também pela medida da altura, variando de 0,65 mm a 3 mm, e são utilizados dependendo do produto a ser flocado.
Existem no mercado diversas cores de flocos, proporcionando uma grande variedade de aplicações.
Começar um negócio de flocagem envolve um custo baixo e pode proporcionar altos lucros.
O ideal é saber em qual nicho você irá trabalhar.
Seja qual for a superfície, em todas é essencial o uso da máquna eletrostática.
Em materiais como madeira e papelão, por absorverem muita cola, recomenda-se uma impermeabilização. Já em substratos lisos, como por exemplo vidro, é essencial que sejam previamente lixados.
Quando a flocagem for feita em tecidos, além da máquina eletrostática, é necessário usar um sugador, para que não haja acúmulo exagerado de flocos no tecido, além de uso de uma estufa.
A cola utilizada deve ser própria para este processo e dependerá do tipo da superfície. Alguns fornecedores utilizam, no lugar da cola, tinta da mesma cor dos flocos.
Quanto ao local de trabalho, é recomendado um ambiente separado e com cabine própria para a flocagem, que além de evitar que os flocos circulem pelo ambiente, ainda favorece o reaproveitamento de flocos não
utilizados.
O uso de equipamentos de segurança, como óculos, luvas e máscara, previne que os flocos sejam respirados.
Utilizada também na serigrafia, a flocagem valoriza o produto, diferenciando as estampas. É utilizada tinta sintética de serigrafia com a mesma cor do floco.
Escolha seu nicho de aplicação e lucre com este processo versátil e acessível.
Agradecimentos:
Flock Color
www.flockcolor.com.br
Views: 1