Um estudo realizado pela Mordor Intelligence, empresa do ramo de análise e consultoria industrial, apontou um crescimento de 6,59% no mercado de impressão digital, no contexto mundial.
Esta projeção levou empresários a participarem da 32ª edição da Future Print, principal evento da América Latina para os setores de impressão digital têxtil, comunicação visual, serigrafia e sublimação.
“Para nós, a FuturePrint 2024 representa uma oportunidade estratégica para reafirmar nosso compromisso com a indústria. A feira é um ponto de encontro para profissionais do setor e um palco ideal para exibirmos nossas mais recentes inovações. Estamos entusiasmados para demonstrar como nossas tecnologias podem impulsionar negócios. Nosso conceito ‘Sho-Sho-Sei’ reforça a dedicação em criar produtos que não só melhoram a eficiência dos negócios, mas também contribuem para a preservação do meio ambiente”, comenta Ricardo Collazo, head da linha Industrial da Epson do Brasil.
Com mais de 280 expositores, a feira ultrapassou os 40.000 visitantes em busca de novidades do setor, além de buscarem conhecimentos através das diversas ações presentes na feira, como workshops e conteúdos promovidos gratuitamente, além de diversas palestras promovidas pelos principais profissionais do setor.
Projeto Estampa (Re)estampa
Tendo como mentores Walter Rodrigues, Rita Comparato e Lucius Vilar, o Projeto Estampa ofereceu uma formação inédita em design de estampas e modelagem, exibindo ao vivo a finalização de peças utilizando estampas já existentes.
Lounge dos Embaixadores
Espaço exclusivo para troca de experiências e reforçar o networking entre os embaixadores e os visitantes da feira.
Este ano, o evento contou com 26 embaixadores digitais, como Casal Estamparia (Rafael e Taís), Fabiana Rodrigues (@abacaxisublimatico), Flavio Santo, Janaina Zermiani e outros.
Talks Future Têxtil
Palestras e bate-papos abordaram diversos temas nos quatro dias da feira, tais como: a versatilidade de maquinários e equipamentos, processos de pesquisa, diferentes bases para estampar, tendências de estampas globais para 2025/2026, entre outros.
Entre os palestrantes, estavam presentes: Marcelo Rodrigues (WiPrime), Marcos Aurélio Marques Rodrigues (Escola Senai), Mila Sanchez (Studio Mila Sanchez), entre outros.
A Estampa Trends (@estampatrends), empresa desenvolvida pelas criadoras de moda Loretta Pettinati e Ji Ae Um, apresentou a palestra “Design de estampas: tendências de estampas e coloração para 2025/2026”.
Um dos sucessos foi o desenvolvimento de um relatório em formato de e-book com doze tendências de curta e média duração, cinco tendências que permanecem e duas tendências de bônus, traduzidas para o mercado brasileiro.
Serigrafia em Ação
Rafael Roan, empresário e influenciador digital no mercado serigráfico, criador dos cursos online “Photoshop para Serigrafia” e “Puxando o Rodo”, ministrou uma palestra no Serigrafia em Ação sobre serigrafia realística, técnica de impressão que permite a reprodução de imagens com alto nível de detalhes e fidelidade às cores originais.
A palestra destacou, também, a importância da reprodução de imagens em alto nível de detalhes.
“A serigrafia realística é uma forma de expressão artística e comercial que combina a precisão da impressão com a beleza e realismo das imagens. É uma técnica versátil e capaz de transformar qualquer tipo de criação em uma obra de arte única”, explicou Rafael.
Sublimação em Ação
Judah Adonai, empresário, treinador e consultor especialista em empresas de comunicação visual e gráficas, e fundador da Afacom, empresa especializada em treinamentos para comunicação visual, ministrou no Sublimação em Ação uma palestra sobre os cinco passos para aumentar as vendas de brindes personalizados.
“Investir em marketing e divulgação, e utilizar as redes sociais, é um passo muito importante para aumentar as vendas dos brindes personalizados e alcançar um público maior. Uma forma eficaz de atrair mais clientes e aumentar as vendas é oferecer promoções e descontos especiais. Crie campanhas promocionais com descontos atrativos, brindes extras ou frete grátis, incentivando os clientes a realizarem compras”, disse Judah.
O Sublimação em Ação apresentou, ainda, no último dia da feira, palestra sobre inteligência artificial para personalizados.
Ágatha Souza palestrou sobre como criar artes originais na palestra “Inteligência artificial para canecas: como deixar suas canecas e seus conteúdos menos sem graça com inteligência artificial e faturar muito mais”.
Fórum de Chapas Plásticas
Com estreia nesta edição da feira, o Fórum Chapas Plásticas trouxe uma programação especial para convidados, com a presença de João Orlando, que abriu a programação com uma palestra sobre “Como identificar corretamente chapas plásticas de produtos fakes”.
A programação especial contou com apoio do Instituto Nacional para o Desenvolvimento do Acrílico (ILAC).
OOH Day Mídia Out of Home
Com uma programação intensa, a ação destacou as tendências e impactos no segmento, salientando a necessidade de um planejamento de mídia completo para atingir o público-alvo.
O painel de debates contou com Rejane Matheus (DUOOH – Making Out of Home), Paulo Omar (PUB Brasil), Paulo Moura (Três Meios) e Pepê Nascimento (PAXmídia).
Fórum FuturePrint
Nilson Tsuji e Flávio Santos, embaixadores digitais da FuturePrint, conduziram o Workshop ACM 3D, mostrando como criar peças tridimen-sionais de forma acessível, com um passo a passo claro e didático.
Ao final do workshop, os participantes foram convidados a praticar a montagem das estruturas e peças de ACM, sob a orientação de especialistas.
Sala de Crédito
Com o apoio da Fiesp, Abigraf, Sebrae e Senai, a Sala de Crédito ofereceu condições para que o micro e o pequeno empresário fizessem negócios. Para ajudar empresas a adquirirem equipamentos e insumos, a iniciativa forneceu apoio e orientação com atendimento personalizado.
A Sala de Crédito atendeu, durante os quatro dias da feira, 125 pequenos empreendedores, resultando na abertura de negociações no valor total de R$ 9,5 milhões para empréstimos e financiamentos.
5º Decor Wrapping
Realizado pela Imprimax, o 5º Decor Wrapping premiou os melhores envelopadores nos segmentos Car & House.
Os competidores passaram por diversos desafios, testando sua criatividade e conhecimento.
O júri, formado por três técnicos de aplicação da ImprimaxTec, avaliou criatividade, acabamento, organização, aplicação e limpeza e premiou Jorge (primeiro lugar), André (segundo lugar), Robson Mota (terceiro lugar) e Celso PB Design (quarto lugar).
Nesta edição da feira, visando reduzir significativamente o desperdício de materiais utilizados na construção dos estandes, a Informa Markets, líder global na organização de eventos, lançou a iniciativa Better Stands, premiando espaços criados com reutilização de materiais. Empresas participantes foram reconhecidas com selos de sustentabilidade. Expositores como Adesivos
Paulista, Megagraphic e SAI receberam destaque com o selo Ouro.
“Ficamos muito felizes com o prêmio e colocamos o selo em destaque, ao lado do nosso catálogo. Nosso estande foi criado como uma forma de minimizar custos e impactar menos o meio ambiente. Na fábrica, quando temos sobras na máquina, o que chamamos de ‘borra’, nós mandamos para a reciclagem. Dependendo do material, até utilizamos para reprodução”, explica
Murilo Consoles, gerente de vendas da Adesivos Paulista.
A próxima edição da FuturePrint já tem data confirmada: acontecerá de 16 a 19 de julho de 2025.
@feirafutureprint
https://www.feirafutureprint.com.br/
Colaboração: https://www.feirafutureprint.com.br