O profissional do segmento de autoadesivos
A cadeia desse importante ramo da economia nacional, estima-se estar chegando a 4 m²/pessoa de consumo anual. Nos países desenvolvidos, como Estados Unidos, Europa e Japão, estão acima dos 14 m² per capita.
Estou reparando a necessidade de profissional capacitado para melhorar de modo geral essa indústria, onde atuo há 36 anos. Tenho paixão por este segmento, onde atuo como consultor técnico/comercial, em desenvolvimento de produtos, processos de fabricação e de projetos de laminadoras especiais. É fundamental obter o conhecimento das qualidades e propriedades das matérias primas e suas peculiaridades específicas:
1) Materiais Frontais: Papéis, Filmes Plásticos, TNT, Alumínio, e outros especiais.
2) Materiais Protetores (“Liner”): Papeis, Filmes Plásticos.
3) Silicones: tipos e propriedades
4) Adesivos: tipos e suas propriedades
5) Laminadoras (Coater Laminators)
6) Cortadeiras/Rebobinadeiras,
7) Conversão em produto (“Etiqueteiros”, termo muito utilizado no passado): aqui é um capítulo à parte, que tem tecnologias um pouco mais complexas devido à transformação do Autoadesivo em Rótulos e Etiquetas com propriedades diferentes, por exemplo, na automobilística em cada setor tem seu tipo de necessidade, outra técnica que envolve corte, semi corte e finalmente a impressão que atende todas as indústrias e serviços do mercado nacional e até no exterior.
8) Rotulagem: Aplicação manual ou automática.
9) Mercados consumidores cada vez mais exigente em constante evolução.
Os profissionais de todos os setores dessa cadeia de suprimentos podem se capacitar de alguma forma para que se obtenham sucesso nas empresas em que trabalham.
Assim acredito que podemos contribuir decisivamente para o crescimento do mercado do Autoadesivo no nosso país.
Em breve teremos mais notícias e novidades do setor.
Ricardo H. Morikawa
Engenheiro Químico
Especialista em Autoadesivos
Skype: morikawa92
(11) 94236-0696
Views: 1