Hajime Otsuka
hajimeotsuka@yahoo.com.br
– Todas as tintas à base de solvente fabricadas no Brasil vêm com uma viscosidade alta. O usuário precisa preparar a tinta adicionando solvente para diluir e alcançar a viscosidade ideal, para então fazer a impressão de acordo com o tipo de fio usado na tela.
– Quanto mais fechado for o náilon, por exemplo de 120 a 180 fios, maior terá que ser a diluição com solvente, para que a tinta possa passar para o material.
– Quando se usa um náilon mais aberto, por exemplo de 77 a 100 fios, é possível usar a tinta como o fabricante manda.
– Sempre que abrir uma lata de tinta nova mexa bem a tinta antes de usar.
– A mistura do solvente com a tinta deve seguir a orientação do fabricante para que não haja problemas na impressão ou na aderência no material.
– Para misturar a tinta e o solvente deve-se usar um equipamento simples que todos têm na empresa: uma furadeira com controle de velocidade. Deve-se sempre separar a quantidade de tinta que será utilizada em um recipiente, adicionar solvente e em seguida colocar uma broca grossa na furadeira e começar a misturar em velocidade baixa. Lentamente deve-se aumentar a velocidade até que fique bem misturado, deixando a tinta bem homogênea. A homogeneidade da mistura ajudará na definição da sua impressão, principalmente se estiver fazendo uma impressão com letras e traços finos e retículas.
OBS.: Nunca diluir a tinta dentro da tela, quando estiver fazendo a impressão, pois você não alcançará uma boa definição.
Hajime Otsuka é diretor do Shopping Screen