Claudilei Simões de Sousa

Mara de Paula Giacomeli

Quadro usado na serigrafia

1 – Madeira.
O tipo de madeira mais usado para fazer o quadro é o pinus e o cedro.
O cedro é mais resistente à água, de- forma menos e é mais estável com o calor da estufa. Pode ser impermeabilizado uti- lizando tinta bicomponente, nesse caso para tinta à base de solvente. Em caso de tinta à base de água, pode usar verniz ou laca monocomponente.
O pinus é bem macio, resiste menos à água e pode empenar em contato com o calor na estufa.
É utilizado quadro de madeira o em caso de impressão que não tenha muita
precisão de encaixe de cores.
O Quadro de madeira é muito fácil de manipular, pode ser grampeado e colado. Usar bitola do quadro de acordo com o tamanho, algum fabricante já tem uma medida padronizada, mas pode mudar de acordo com a sua necessidade. Quando a bitola for muito fina e o quadro sofrer torção perdendo a planicidade na hora da esticagem com mais tensão, pode causar irregularidade na lateral.
Exemplo.:
Tamanho 20×20 cm – bitola 2,5×2,5 cm
Tamanho 25×35 cm – bitola 2,5×3,0 cm
Tamanho 40×40 cm – bitola 3,0×4,0 cm
Tamanho 60×70 cm – bitola 4,0×5,0 cm
Tamanho 80×100 cm – bitola 5,0×5,0 cm O encaixe macho e fêmea é o mais usado para montar o quadro, e deve ser cola- do e preso a fim de evitar empenamento.
Testar o quadro colocando-o em cima de um vidro ou mesa bem plana para ver se ele não está empenado, se estiver, desempenar antes de esticar a malha.
A Madeira tem vida útil menor, deforma com o tempo, mas a vantagem é que tem um custo menor.

2 – Alumínio.
O alumínio é mais resistente para fazer trabalho de precisão, porém tem um custo maior que a madeira, é preciso soldar ou fixar com parafuso, resistindo maior tensão da malha na hora da esticagem. Só pode ser colado tornando mais difícil a sua manipulação.
É indicado para impressão grande e de precisão, quadricromia, régua, circuito impresso, painel, entre outros.
É indicado utilizar a bitola de acordo com o tamanho do quadro.
Ex.:
Quadro 15×30 cm – perfil 1,5×1,5 cm – pa- rede do alumínio 1,5 MM
Quadro 25×35 cm – perfil 2,5×2,5 cm – pa- rede do alumínio 1,5 MM
Quadro 30×40 cm – perfil 2,5×2,5 cm – pa- rede do alumínio 1,75 MM
Quadro 40×50 cm – perfil 3,0×3,0 cm – pa- rede do alumínio 1,75 MM
Quadro 70×80 cm – perfil 3,0×4,0 cm – pa- rede do alumínio 1,75 MM
Quadro 90×100 cm – perfil 4,0×5,0 cm – parede do alumínio 2,0 MM
O quadro de alumínio é bem mais leve que a madeira, não absorve água e é mais estável. A colagem da malha fica perfeita, não aceita grampo, impossibilita esticar manualmente.
Como vantagem temos também a ca- pacidade de poder esticar vários tipos de malhas e variedade de perfis. É resistente à corrosão, fornece facilidade para limpar, com metade do peso comparado com o quadro de madeira.

3 – Madeira e alumínio.
Poderá, também, mesclar alumínio e madeira fazendo quadro com cantoneira ou chapinha de alumínio e madeira em caso de impressão em local de difícil aces- so e material com curvas.
É aconselhável montar uma tela com curvatura da peça para facilitar a impressão.

Views: 5

Por:

Compartilhe:

EXPEDIENTE

CNPJ: 65.399.586/0001-54
Reg. N. 13-Liv. B2 -28/01/98
R.C.P.J – Cotia/SP
Art. 8 Lei 5.250 (Lei de Imprensa)
INPI – Art.158 PLI-RPI N. 1390-97

Comercial:
Claudilei Simões de Sousa
sousa@oserigrafico.com


Editorial:
Mara de Paula Giacomeli
mara@oserigrafico.com


Administrativo:
administrativo@oserigrafico.com


Diagramação:
Aristides Neto
arte@oserigrafico.com

Anuncie aqui: