Claudilei Simões de Sousa

Mara de Paula Giacomeli

Separação em 6 cores – Parte 1

Por volta do ano 2000, os fabricantes de equipamentos de impressão a jato de tinta estavam desenvolvendo formas de reproduzir cores mais realistas. Equipamentos como as impressoras Giclée de até 12 cores para reprodução artística e diferentes técnicas de jato eram propostos.

O custo desses equipamentos era muito alto, e a otimização desses esforços surgiu com o uso de versões dessaturadas das cores subtrativas em conjunto com as subtrativas tradicionais (CMYK). Quem procurar por impressoras digitais com “gamut expandido” hoje vai ver as opções do preto light (Kk) ou as opções do ciano e magenta light (CcMm).

NOTA: Cores aditivas são obtidas superpondo luzes coloridas. Cores subtrativas são obtidas pela reflexão de luz branca filtrada pelos pigmentos das tintas.

 

As questões da reprodução de cores na impressão, para todas as formas de impressão (não apenas jato de tinta), são principalmente duas:

  1. a gama total (gamut) das cores obteníveis e a compressão tonal.
  1. A granularidade causada pela reticulação da imagem.

Um dos problemas a solucionar (o gamut) é o fato conhecido que as cores subtrativas requerem transparência para que a sobreposição forme as cores primárias. ($C + Y = G$, ou seja, ciano e amarelo formam verde). Quando se aumenta a concentração de pigmento ou quando se aumenta a espessura da tinta, a cor não fica mais viva, e sim mais escura.

Ainda neste quesito, a reticulação de uma cor mais escura requer pontos mínimos menores, o que apresenta limites à reprodução de tons da cor. Outro detalhe com respeito a uma cor escura reticulada é que quanto mais escura, maior o contraste com o branco de fundo (necessário para refletir a luz), o que cria a granularidade mencionada. É notável que a granularidade não é observada na tinta amarela, e a razão é o contraste com o fundo branco.

O caso da Serigrafia

O PhD Yeong Ha (Universidade do Texas, USA) apresentou estudo científico sobre o que estamos falando, com curvas de reprodução propostas (para jato de tinta, a implementar nos drivers de impressoras digitais).

Um artigo de agosto de 2000 na revista Screen Printing (ST Publications, USA), de provável autoria de Mark Coudray, abraça este mesmo conceito com o título “Salvação em seis cores”. No caso deste artigo, a separação e as compensações são totalmente implementadas usando o Adobe Photoshop.

O problema da granularidade nas cromias piora com a adição de cada nova cor reticulada sobreposta, porque a reprodução das primárias do olho também fica ainda mais escura. Geralmente o efeito visual é o moiré (quando os pontos são visíveis) ou granularidade, como efeito de areia (quando os pontos são pequenos e mais difíceis de distinguir pelo observador).

Tornar as primárias subtrativas em versões com duas densidades (uma delas mais clara) reduz a granularidade que ocorre a partir de certa porcentagem da retícula e permite a reprodução dos tons mais claros prejudicados pelo limite de tamanhos de ponto. Basta separar o canal e compensar as curvas para contemplar diferentes áreas de tom, contemplando a sobreposição das duas versões da mesma cor apenas na faixa dos tons médios.

 

100% Cyan                  20% Cyan

Aqui estamos falando de retícula convencional ou AM. A aparência da reprodução de céus azuis e tons de carne melhora muito com a redução da granularidade.

Uma observação: retículas estocásticas, como as usadas por impressoras jato de tinta, melhoram a reprodução tonal, mas apresentam uma granularidade constante (a menos que os pontos sejam muito pequenos, como os do jato de tinta). Usar retícula estocástica na serigrafia (como faz o Michel Caza) requer telas finas e pontos BEM pequenos.

Um mesmo tom que se consegue com uma retícula, por exemplo, em 20% da versão normal do ciano, será equivalente ao de 65% usando a versão clara do ciano. (esses números são apenas um exemplo; os valores vão depender da preparação da versão clara da tinta).

Views: 0

Por:

Compartilhe:

EXPEDIENTE

CNPJ: 65.399.586/0001-54
Reg. N. 13-Liv. B2 -28/01/98
R.C.P.J – Cotia/SP
Art. 8 Lei 5.250 (Lei de Imprensa)
INPI – Art.158 PLI-RPI N. 1390-97

Comercial:
Claudilei Simões de Sousa
sousa@oserigrafico.com


Editorial:
Mara de Paula Giacomeli
mara@oserigrafico.com


Administrativo:
administrativo@oserigrafico.com


Diagramação:
Aristides Neto
arte@oserigrafico.com

Anuncie aqui: