Claudilei Simões de Sousa

Mara de Paula Giacomeli

Serigrafia: a arte de estampar

Aqui vamos nós falar de serigrafia. Temos um assunto que está na moda e segundo alguns entendidos ameaça a Velha Senhora Serigrafia: impressão DTG (Direct To Garment), ou impressão direta em tecido.

Uma técnica que está no mercado desde a década de 2000 e vem crescendo e oferecendo a cada dia mais tecnologia embarcada nas máquinas.

Tem mercado, sim, para esse produto, afinal pode-se imprimir diversas camisetas com motivos diferentes em um só projeto, versátil, útil, mas não ameaça a Velha Senhora.

Muito utilizado para pequenas tiragens, impressões exclusivas, projetos especiais, impressão de camisetas de corrida com dados variáveis, camisetas personalizadas, versatilidade de impressão de imagens diferentes em uma mesma tiragem, tudo isso traz para a DTG um ganho extraordinário.

Não, não ameaça, esse tipo de equipamento precisa da prensa ao seu lado para fixar a tinta, pois não é secagem ao ar, se tocar borra tudo e estraga a impressão.

Se realmente fosse uma ameaça, já teria se consumado com os anos de mercado, afinal já se passaram mais de 15 anos desde que esse equipamento entrou no mercado, temos algumas empresas que faturam com esse tipo de impressão, outras adaptaram seu portfólio com serigrafia e DTG, sendo que a segunda é usada para projetos especiais.

Mas quando se trata de grandes tiragens, vamos abraçar a Velha Senhora, pois a solução é imediata, os profissionais estão familiarizados com o rodo e a produção não deixa a desejar.

A serigrafia é sem dúvida a mais rápida em grandes quantidades e o custo-benefício muito bom. Por mais que possam criar equipamentos de impressão, principalmente em localizados, não é fácil dobrar a Velha Senhora, ela se torna ágil e mostra todo o seu vigor, qualidade e competência.

Vamos em frente, analisando a cada momento o desempenho dos equipamentos de impressão, as técnicas que surgem a cada dia e o que oferecem para tentar coloca a Velha Senhora Serigrafia no asilo e no proscênio.

Os novos serígrafos não vão deixar que humilhem a Velha Senhora. Temos no mercado uma nova safra de profissionais defendendo e produzindo cada vez mais e mais qualidade com serigrafia, eles topam desafios, inventam novas abordagens e fazem sucesso com a impressão serigráfica, principalmente com a serigrafia têxtil.

Nós estamos quase dependurando a chuteira, ainda resistimos bastante e continuamos carregando esta arte no bolso, falando aos quatro ventos sobre serigrafia, e mais: amando o processo, defendendo e lutando para que valorizem esta que é a mais linda técnica de impressão que existe no mercado!

Claudilei Sousa

Por:

Compartilhe:

EXPEDIENTE

CNPJ: 65.399.586/0001-54
Reg. N. 13-Liv. B2 -28/01/98
R.C.P.J – Cotia/SP
Art. 8 Lei 5.250 (Lei de Imprensa)
INPI – Art.158 PLI-RPI N. 1390-97

Comercial:
Claudilei Simões de Sousa
sousa@oserigrafico.com


Editorial:
Mara de Paula Giacomeli
mara@oserigrafico.com


Administrativo:
administrativo@oserigrafico.com


Diagramação:
Aristides Neto
arte@oserigrafico.com

Anuncie aqui: