Evento ocorreu entre os dias 03 e 06 de maio e foi palco de geração de negócios
A Serigrafia SIGN, que aconteceu entre os dias 03 e 06 de maio no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo, reuniu fabricantes de equipamentos e máquinas, mídias, soft signage, routers, engravers, gravadoras a laser, tintas, solventes, látex, lona, papel, vinil, brindes e muitos outros produtos e serviços do setor.
Apesar de ter sido realizada em uma data próxima a outro evento do setor ocorrido em abril, em São Paulo, e da tão falada crise que assola o país, a Serigrafia Sign contrariou as expectativas negativas do mercado e surpreendeu tanto em número de visitantes, quanto em negócios gerados. “A nossa expectativa inicial para este ano não era das mais otimistas. No entanto, fomos surpreendidos, porque já no segundo dia batemos a meta de venda de equipamentos estipulada pela empresa. Nós entendemos que essa situação projeta um cenário bastante positivo para o segundo semestre, inclusive para outras áreas de atuação da Serilon”, comenta o Gerente Regional Serilon, Geverson de Freitas.
O resultado positivo foi surpresa para grande parte das empresas expositoras do evento, que imaginavam participar da feira apenas para realizar contatos e “mostrar a cara” para o mercado. A geração de negócios animou os expositores e também os visitantes, que sentiram a força que os mercados de comunicação visual e serigrafia têm, indo na contramão da crise. “A feira foi muito boa para nós. Recebemos muitos clientes no nosso estande, em grande parte, pessoas com cargos diretivos que estavam interessadas nos equipamentos. Conseguimos vender muitos desses equipamentos, quase todos os que trouxemos. Esse ano foi muito positivo para a Mimaki e em 2017 estaremos aqui novamente”, afirma Miriam Suzuki, Supervisora de Marketing da Mimaki.
Os maiores fabricantes de equipamentos para impressão digital, Roland, Mimaki, Ampla Digital, HP, Epson, Glitter, entre outros, estiveram presentes no evento e levaram seus melhores equipamentos para os visitantes verem de perto materiais impressos na hora. “Os visitantes procuraram tecnologias novas e diferentes para mudar um pouco, sair do que estão acostumados. Querem agregar itens com diferencial. Por exemplo, pessoas que trabalham com solvente querem trabalhar com UV, com sublimação”, afirma Wilians Lotti, gerente de produtos da Roland DG Brasil. Segundo Edissa Furlan, gerente de Marketing e Comunicação da HP, “a tecnologia látex, lançada em 2009, ainda surpreende muitos visitantes, isso demonstra que temos muito trabalho pela frente e uma grande pista para percorrer. Assim como também encontramos clientes mais bem estruturados, que estão diversificando a produção e buscando oportunidades”.
Outro destaque bastante procurado pelos visitantes foram as impressoras 3D, capazes de criar desde os objetos mais simples até os mais complexos, de maneira eficiente e, muitas vezes, barata em relação a outros processos. Muitas empresas e profissionais têm adquirido impressoras 3D de baixo custo para produzir peças técnicas, protótipos e mockups, maquetes, brindes, moldes e modelos para moldes, peças para equipamentos e até mesmo próteses externas. “As impressoras 3D vêm facilitando e promovendo inovação no desenvolvimento de produtos em diversos campos. Para os designers de objetos, por exemplo, abrem-se as possibilidades de testar suas criações, avaliar a ergonomia, as diferentes soluções em termos de formas, ou seja, ver suas ideias materializadas”, comenta Maria Aparecida Bezerra, Gerente de produtos da AKAD.
Paralelamente à Serigrafia Sign, aconteceu a DSE – South America, principal evento de digital signage no Brasil, que apresentou uma série de novidades do mercado. “Reunimos soluções de digital signage para empresas, varejo e áreas como foodservice, transporte, educação, saúde, hotelaria e entretenimento. Foi um evento que envolveu alta tecnologia e o que há de mais sofisticado no setor”, afirma o executivo da feira, Victor Tranquilini.
Durante a DSE South America também foi realizado o Seminário ABMOOH, evento que reuniu um time de profissionais de grande relevância no mercado que falaram sobre evolução tecnológica, infraestrutura, segurança, conteúdo, gestão, mensurações e métricas, além da apresentação de cases nacionais e internacionais.
Outro destaque da 26ª edição da Serigrafia SIGN foi o espaço FutureTEXTIL, o primeiro espaço na América do Sul totalmente dedicado à tecnologia de impressão digital têxtil que reuniu empresas e informações sobre o setor. A Epson, por exemplo, expôs peças que já estiveram presentes em grandes eventos da moda, como SPFW e NYFW, produzidas pelos estilistas Lino Villaventura, Mariana Morrell e Renata Figueiredo, para mostrar a qualidade de seus equipamentos de sublimação com a impressão de estampas.
Os participantes da feira também tiveram à sua disposição diversos workshops e eventos paralelos destinados ao conhecimento. Entre eles, destacaram-se 3º Simpósio de Impressão em Grandes Formatos, realizado pela ABTG – Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica, a Digital TextileConference, que visa explorar oportunidades e novidades na produção de impressão digital têxtil e o 17º Fórum do Acrílico, realizado pelo Indac – Instituto Nacional para o Desenvolvimento do Acrílico, que reuniu 125 participantes. Segundo João Orlando Vian, executivo do Instituto e Coordenador do Fórum, cerca de 90{0745c43c0e3353fa97069a60769ee4ddd8009579514cad9a011db48d81360048} dos participantes vieram de fora da Grande São Paulo. Segundo ele, o dado chama a atenção, porque 60{0745c43c0e3353fa97069a60769ee4ddd8009579514cad9a011db48d81360048} do consumo de peças acrílicas está concentrado nessa região. “Essa é uma informação importante para nós, porque mostra que o setor está se expandindo no Brasil, tomando outros rumos”, explica Vian. A linha condutora do Fórum este ano foi a criatividade na utilização do acrílico na comunicação visual. “Cada empresa mostrou os seus produtos e serviços e trouxe ideias criativas para a melhor utilização do acrílico em suas peças”.
A Serigrafia SIGN é organizada pela Informa Exhibitions e já tem sua próxima edição agendada. Em 2017 o evento irá ocorrer entre os dias 15 e 17 de julho, no Expo Center Norte.
Nota: Até o fechamento desta edição, não foi informado o número de
visitantes do evento.
Views: 0