Claudilei Simões de Sousa

Mara de Paula Giacomeli

Sublimação – uma vasta área de atuação

Investir em sublimação é uma opção viável, pois este processo cabe em todos os espaços do mercado de imagem.

O processo de sublimação está a cada dia mais em alta e a busca por qualidade e produtividade leva o mercado para as feiras do setor em busca de novidades.

Sublimação é um processo físico no qual o conteúdo passa do estado sólido para o gasoso, muito utilizado no pro- cesso da estamparia por fornecer diver- sas facilidades, oferecendo cada vez mais uma ótima oportunidade a pequenos e grandes empresários.

“A técnica da sublimação tem sido bem aceita e é bastante utilizada pelo fato de ser uma operação simples, utili- zando equipamentos de baixo e médio investimento inicial (dependendo da técnica) e o resultado final oferece uma enorme qualidade de impressão. Muito recomendado para personalização. Com a evolução dos tecidos de poliéster, este mercado sublimático invadiu também o mercado da moda”, comenta Guilherme Ishii, da Gênesis Tintas.

Apesar de ser um processo simples, vários aspectos se destacam para se ob- ter um resultado final satisfatório.

O tecido onde será aplicada a subli- mação deve ter pelo menos 50% de sin- tético em sua trama, pois é esta caracte- rística que permitirá fixar a tinta na fibra do tecido e, quanto mais sintético, mais perfeita e intensa ficará a cor impressa.

É imprescindível, antes de tudo, a fim de assegurar qualidade de impres- são mesmo ao utilizar diferentes dispo- sitivos, analisar o perfil de cor ICC da impressora.

A utilização de uma tinta adequada também se faz necessária, agregando fi- delidade de cores e brilho.

Outro insumo que trabalhará em conjunto com a tinta e que garantirá qualificação é o tipo de papel.

Atualmente, na sublimação, são uti- lizados papéis de diferentes qualidades e custos, a saber: comum, monolúcido e tratado, que se diferenciam pela trama e

pelo tratamento que recebem e variam em gramatura conforme a necessidade do trabalho.

As mudanças estão também nos pa- péis tratados utilizados na sublimação. Antes eram somente folhas avulsas, de- pois veio a impressão em rolos e já temos máquinas industriais com utilização de bobinas jumbo e calandras velozes para darem suporte às impressoras, além de uma gama bastante grande de tintas e tecidos para sublimação.

“Podemos citar algumas tintas de excelente qualidade como Fremplast, Kian, J-Teck, Fabrijet, Cromajet, Papijet e muitas outras. Em relação a bobinas de papel para sublimação, tudo depende do tipo de serviço e o resultado final que o cliente desejar. Tecidos para sublima- ção de uma forma geral atualmente são os sintéticos, como poliéster, elastano, tactel, dry, entre outros. Todavia, o pro- cesso de sublimação também pode ser utilizado em tecidos à base de algodão,

contanto que tenham um tratamento especial”, explica Tarcisio.

Existem dois tipos de sublimação: a direta e a indireta.

Direta é aquela em que a tinta é de- positada diretamente no tecido. Já a in- direta é aquela em que a tinta é deposi- tada em algum substrato, como o papel, por exemplo, e depois transferida para o tecido.

“O processo de impressão direta ain- da é incipiente no Brasil, pois demanda tratamento especial no tecido, exige equipamentos mais caros, é um processo em teoria mais econômico pois elimina o uso do papel, contudo, não é conflitante com o processo de impressão indireta. Impressão indireta é onde a tinta é de- positada sobre o substrato e deste subs- trato é transferida através do processo de pressão e calor para o tecido. Esse é o processo mais utilizado mundialmente ainda”, explica Tarcisio Tadeu Darós, di- retor da Embalatrento Papéis Ltda.

A sublimação abrange uma vasta área de atuação. É possível viver profissional- mente de produtos produzidos por este processo. O mercado é abundante de equipamentos voltados para o segmento e a cada dia surgem novas opções, cabe ao profissional direcionar seu eixo para um nicho de mercado.

Na decoração, podemos citar pai- néis, cortinas personalizadas, poltronas e almofadas únicas, capas de mala, entre outros.

Em pequeno formato, temos resinas que aceitam sublimação, e, com isso, o mercado de fotoproduto cresce expo- nencialmente. Muitos profissionais mi- graram para esse mercado oferecendo canecas, pratos, capas de celulares, azu- lejos e uma infinidade de pequenos obje- tos de decoração, brindes e lembranças.

A cada feira aparecem novidades e equipamentos velozes, surpreendendo os mais exigentes consumidores.

Hoje, os grandes players do mercado já trocaram a estamparia rotativa pela sublimação, cujo parque industrial ocu- pa menos espaço, a produtividade é bem maior e o crescimento é constante.

Investir em sublimação, no momen- to, é uma opção viável, pois este proces- so cabe em todos os espaços do mercado de imagem:

“O processo de sublimação pode ser utilizado em qualquer situação que exija qualidade, variação de cores e rapidez na produção. Tem a versatilidade de trans- ferir as imagens exatamente como são na natureza para o tecido, dando cores fortes e vibrantes, ao passo que em ou- tros processos isso não ocorre. O setor da sublimação está em constante movi- mento e evolução. A mudança que houve no mercado de sublimação em termos de tecnologia nos últimos 10 anos por exemplo foi incrível. O que é novidade hoje certamente estará obsoleto e ultra- passado em 2 ou 3 anos”, diz Tarcisio, que aproveita para dar uma dica a quem está iniciando no ramo:

“Estudar o mercado profundamen- te antes de adentrar nesse segmento. Escolher muito bem se vai entrar para produção própria ou terceirizar serviços. O mercado de prestação de serviços está bastante concorrido e, com isto, reduz os preços. Avaliar antes de investir em uma máquina impressora ou numa ca- landra. O pior investimento a ser feito é a compra de um equipamento não ade- quado para a sua necessidade”, finaliza Tarcisio.

 

Agradecimentos:

Embalatrento www.embalatrento.com.br

Adespan Soluções www.adespan.com.br

Gênesis Tintas www.genesistintas.com.br

Global Tecnologia Tintas Digitais

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