Claudilei Simões de Sousa

Mara de Paula Giacomeli

Tecidos Técnicos: A cor do tecido

Olá, Pessoal!

Hoje eu quero falar especificamente sobre a cor do tecido.

Muitos não sabem por que existem tecidos brancos e amarelos.

Tem muitas explicações erradas por aí sobre a cor do tecido, como por exemplo dizer que os tecidos amarelos duram mais que os brancos, o que não é verdade.

A durabilidade de um tecido tem muito mais relação com os cuidados que temos no momento da impressão, com a limpeza, com o tipo de tinta utilizada, tipo de substrato a ser impresso, lineatura e diâmetro do tecido e forma de tensionamento.

A cor do tecido se relaciona com a qualidade da revelação e por consequência a qualidade da impressão.

Para explicarmos de forma mais adequada, primeiro precisamos entender o seguinte: o que faz uma emulsão se tornar insolúvel em água após ser aplicada no tecido? A resposta é simples: exposição a uma fonte de luz que tenha irradiação ultravioleta, luz branca no geral. Por isso, nos laboratórios de gravação das matrizes é comum que as luzes do ambiente sejam amarelas, para não prejudicar a emulsão aplicada na tela e, por consequência, não atrapalhar a gravação.

Se ao invés de usarmos luzes brancas na nossa mesa de exposição, colocássemos luzes de cor amarela, a reação seria muito lenta e não iríamos gravar a tela de forma adequada. Por este motivo, as luzes são brancas. Só que, por difração, a irradiação da luz branca, quando trabalhamos em tecido brancos, espalha-se por toda a extensão do tecido, provocando o endurecimento de partes da emulsão onde isso não deveria ocorrer.

Quando trabalhamos com tecidos amarelos, essa irradiação e difração de luz também ocorrem, mas quando a luz branca passa pelo tecido amarelo, os raios de luz se tornam amarelos e não interferem na qualidade da gravação da matriz. Veja a figura abaixo:

Devemos preferir a utilização dos tecidos amarelos quando os detalhes de uma imagem são muito pequenos e quando trabalhamos com quadricromias, indexados, simulados ou artes muito detalhadas.

Devemos ter uma atenção especial, no tempo de exposição a luz. Normalmente nos tecidos brancos, diminuímos o tempo de exposição, devido à irradiação de luz por todo o tecido, que já descrevemos. É uma maneira de não prejudicar a qualidade da gravação. Porém, se o tempo for muito baixo, teremos outros tipos de problemas, como véu ou baixa resistência mecânica no momento da impressão.

Ao utilizarmos os tecidos amarelos, devemos aumentar o tempo de exposição em mais ou menos 50% do que se usaríamos em um tecido branco. Assim, a condição de gravação se torna mais adequada, os detalhes irão aparecer de forma ideal e a emulsão não apresentará véu ou baixa resistência.

Eu também recomendo a utilização do Anti-Véu HB 70 em todo final de revelação, para termos certeza da eficiência da gravação, sem véu e com alta resistência às impressões.

Eu espero que vocês tenham gostado da matéria.

Mandem suas críticas e sugestões.

Muito obrigado!

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