Claudilei Simões de Sousa

Mara de Paula Giacomeli

Tipo de arte-final para gravar a matriz serigráfica

Para gravar uma matriz serigráfica, podemos fazer a arte final de várias formas:

1) Manual: Utiliza-se caneta cor preta à base de nanquim e emprega-se papel vegetal ou poliéster;

2) Impressora a jato de tinta ou plotter: Usa-se laser filme ou acetato;

3) Impressora a laser: Usa-se papel vegetal, laser filme ou acetato;

4) Fotolito;

5) Gravação direta sobre a emulsão. Vamos explorar sobre cada uma dessas formas.

Manual: Para fazer um filme manualmente, utilize como base papel vegetal ou poliéster, usando caneta preta para pintar frente e verso. No poliéster, faça o mesmo. A diferença entre os dois materiais é a qualidade: o poliéster resiste à umidade e o vegetal não. Para que fique bem opaco, coloque contra a luz. Dessa forma, poderá observar onde não está escuro e fazer o retoque necessário. Quanto mais escuro ficar, melhor na hora da gravação da matriz.

Impressora a jato de tinta ou plotter: Faça a arte utilizando softwares como CorelDraw, Illustrator ou outro similar. Após finalizar a arte, imprima o filme usando o laser filme e acetato na impressora jato de tinta ou plotter.

Impressora a laser: Faça a arte utilizando softwares como CorelDraw, Illustrator ou outro similar. Após finalizar a arte, imprima o filme usando papel vegetal opaco, acetato transparente e laser filme opaco na impressora a laser. Após a impressão, escureça o toner usando um produto próprio para essa finalidade, pulverizando em cima da impressão. Dessa forma, a impressão ficará mais escura e ajudará na hora da revelação.

Fotolito: Para o fotolito, contrate um bureau (laboratório de fotolito gráfico) que fará a revelação de sua arte utilizando um filme fotográfico revelado por produto químico. Converta a arte em curvas para não alterar a fonte da letra.

Gravação direta sobre a emulsão: Na gravação direta sobre uma matriz emulsionada, elimine o uso do fotolito. A plotter imprimirá direto na camada de emulsão, para traços e letras finas. Em seguida, coloque na luz UV para revelar.

Dicas em geral: É muito comum haver erro na arte e só descobrir depois que já está em produção. Para que isso não ocorra, siga alguns passos:

1) Comece com a preparação da arte usando uma amostra enviada pelo cliente ou desenvolvendo uma nova criação a pedido dele;

2) Após feita a arte, faça uma conferência a fim de verificar se está tudo correto: tamanho, quantidade de cores, tipo de letras, erros de digitação, e corrija se for o caso, para então ter a aprovação do seu cliente.

3) De preferência, corrija por mais de uma pessoa e quem fez a arte não deve conferir. Esses passos evitam o retrabalho. No caso de um evento com data marcada, ter que refazer pode trazer sérios problemas, implicando um prazo muito curto.

4) Depois de revisar e aprovar a prova, transfira a responsabilidade para o cliente. Se o cliente deixar passar o erro, refaça o trabalho com o aval dele, e este deverá pagar novamente. Quando pegar alguma arte, calcule o tempo que vai gastar para fazer, para ter mais tempo para correções. Não faça nada com pressa e sem planejamento.

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