Olá, amigos do rodo, moçada que adora “pintar” camisetas!
Apesar de a serigrafia não ser somente pintar camisetas, esse é o setor que mais chama a atenção do mercado e emprega mais mão de obra. Aqui se veste o país com as cores da natureza e, quiçá, com as estampas que a natureza generosamente nos oferece para decorar os tecidos da moda.
Por mais modernos que sejam os processos de serigrafia que vêm chegando ao mercado, ainda está longe de todas as oficinas poderem se equipar com o que há de melhor em termos de tecnologia e, consequentemente, acabam caindo no convencional, produzindo de forma simples, mas eficiente, o que a moda determina para cada temporada.
O empenho dos nossos profissionais em produzir qualidade e serem eficientes com os métodos convencionais mostra que temos, no mercado, gente preocupada em usar a serigrafia de forma correta. Apesar das dificuldades, vem suprindo as necessidades da moda, tanto que as estampas estão a cada dia mais ousadas, mais finas e com um toque muito suave. As técnicas de simulação e indexação trouxeram um novo patamar para a serigrafia têxtil, fazendo com que os nossos profissionais buscassem um pouco mais de conhecimentos e usassem melhor as tintas oferecidas no mercado.
O que um dia disseram que iria acabar e não usariam mais é o plastisol. A cada dia mais e mais profissionais estão buscando conhecimento e a cadeia produtiva cresce exponencialmente. Muito boa essa procura por conhecimento, isso melhora consideravelmente a qualidade dos trabalhos e incentiva os que estão chegando no setor a seguirem pelo mesmo caminho. Já este mês começam as feiras, não deixem de buscar conhecimentos, pois o futuro da serigrafia depende única e exclusivamente de vocês. A cada edição de feiras surgem novos materiais que podem facilitar a vida de vocês. Então, mexam-se, vamos visitar as feiras, saber das novidades, quais as novas técnicas oferecidas, o que a indústria de tinta está oferecendo e se a tecnologia está acessível para o bolso. Afinal, precisamos evoluir, ser ambiciosos, visar à melhoria da oficina, facilitar o trabalho e produzir com mais facilidade, mesmo com os braços fortes de tanto puxar rodo. Faz bem para o corpo sonhar com equipamentos que tragam um descanso para os músculos.
Bora lá, espero vocês na feira. A primeira é a TECNOTEXTIL, em São Paulo.
Views: 0