Claudilei Simões de Sousa

Mara de Paula Giacomeli

Você faz a sua parte?

Você faz a sua parte?

Vovó me dizia: meu filho, o que você planta hoje você colherá amanhã! Sábio provérbio popular que todos conhecem…. e que, também, transmiti aos meus filhos…

 

O que, às vezes, não nos damos conta é de como isso é real, é verdadeiro e, sempre, atual.

 

Em tudo, em nossas vidas, existe a lei da compensação, vejamos:

 

– se você dá amor, recebe amor

– se você dá o perdão, recebe o perdão

– se você compra, recebe o produto

– se você trabalha, você ganha…. opa. Chegamos no ponto !

 

Será que você ganha realmente pelo que trabalha ou não?

 

Será que você, realmente, merece o que está ganhando? ou ganha muito pra fazer pouco? ou ganha pouco para fazer muito ? Aos olhos de quem? Seus?

 

Bom, a verdade é que existe diversos parâmetros para resolver esta questão; antigamente o dono da empresa falava: o subordinado tem que vestir a camisa; pouco tempo depois o empresário falava: o empregado precisa suar a camisa; logo depois falava: o funcionário precisa suar a camisa e fazer o gol; algum tempo atrás, o empreendedor, falava: o colaborador deve suar a camisa e correr para bater o escanteio; hoje em dia o empreendedor fala: o nosso parceiro interno colabora conosco vestindo a camisa, suando nela, corre para bater o escanteio e ainda faz o gol !

 

Não importa a maneira como dizemos isso, é a mais pura verdade!

 

É isso mesmo o que acontece hoje em dia, temos que ser proativos, polivalentes, dinâmicos, criativos, perspicazes, produtivos, interessados e com muita boa vontade, se é que queremos galgar degraus mais altos em nossa vida profissional, na empresa onde trabalhamos, seja como parceiro interno, colaborador ou empreendedor o resultado é o mesmo.

 

A única diferença de quem quer vencer, como colaborador ou empreendedor, é que um ganha um salário fixo (as vezes com algumas variáveis) e o empreendedor recebe o pró-labore e os lucros mas assume todos os riscos, em que lado você quer estar?

 

Você está preparado para colher mais? então plante, estude e analise as melhores oportunidades, plante as sementes, na melhor época, no melhor clima e, sem dúvida, o melhor adubo, você irá colher todos os frutos do que plantar, basta fazer as melhores escolhas para a sua vida.

 

Mas tem outro ponto: se você é um semeador de mão cheia, tem todos os atributos para ter uma colheita esplendida, maravilhosa, bater recordes…. será que está plantando no lugar certo? será que a terra está bem molhada? será que tem bastante adubo? será que vai dar o retorno que está pretendendo?  Será que não tem ervas daninhas ou insetos que poderão atrapalhar a sua colheita? Pense bem em tudo isso e veja se realmente vale a pena plantar nessa terra, se não valer procure alguma coisa mais adequada para o seu futuro, pois é dele que você vai viver e tirar o fruto de todas as sementes que está plantando hoje.

 

Tanto faz, na verdade, o lado, seja um ou outro, o mais importante é que você terá que plantar muito bem hoje para que possa colher algo muito bom amanhã; não existe regra, não existe tempo, não existe receita boa ou ruim, apenas plante, com carinho e com amor, com dedicação e boa vontade, com profissionalismo e ética… mas plante muito, muito mesmo pois desta forma: você estará sempre fazendo a sua parte!

 

Wilson Giglio

Consultor em Gestão Empresarial

Consultor Financeiro

Organizador de Empresas e Equipes

Whatsapp (11) 9.1218.1790

Views: 3

Por:

Compartilhe:

EXPEDIENTE

CNPJ: 65.399.586/0001-54
Reg. N. 13-Liv. B2 -28/01/98
R.C.P.J – Cotia/SP
Art. 8 Lei 5.250 (Lei de Imprensa)
INPI – Art.158 PLI-RPI N. 1390-97

Comercial:
Claudilei Simões de Sousa
sousa@oserigrafico.com


Editorial:
Mara de Paula Giacomeli
mara@oserigrafico.com


Administrativo:
administrativo@oserigrafico.com


Diagramação:
Aristides Neto
arte@oserigrafico.com

Anuncie aqui: