Contar a história profissional de um veterano não é coisa fácil, afinal se trata de sua vida, suas lembranças e dificuldades, como muitos que aqui estiveram nesta coluna.
Hoje vamos falar de Aloir Carlos do Nascimento, mais um guerreiro que viveu as adversidades de início de carreira.
Nascido em Nova Trento, interior de Santa Catarina, ingressou na serigrafia na década de 1990. Com a cabeça cheia de sonhos e ideias mirabolantes, aportou na empresa Coteminas em 1996 como técnico e supervisor químico. Com esse cargo, viajou pelo país, resolvendo problemas de coloração.
“A química pode sim mudar o mundo, como temos visto, por exemplo, o desenvolvimento de medicamentos e a busca constante de soluções para diversas doenças”, comenta o veterano. Mas não foi esse o caminho trilhado pelo Aloir, o mercado dele eram as cores, brincar em colorir os tecidos para dar vida à moda.
Dessa forma, mergulhou no mundo têxtil desenvolvendo produtos para agradar aos mais exigentes designers de moda, colocando em prática toda a vontade de superar qualquer obstáculo e entregar o seu melhor. Encontrou no Sr. Anilvo de Souza, seu supervisor e amigo, uma referência a ser seguida, como amigo, chefe e pai.
“Foi essa inspiração que me guiou na criação dos meus filhos”, afirma Aloir.
O espírito empreendedor do veterano falou mais alto e, em 2020, vendo a necessidade principalmente da região em que nasceu, de pigmentos com moagem especial — pois certas cores, devido à moagem muito grossa, decantavam, criando sérios problemas de coloração —, criou a ACN Química.
A empresa, estabelecida no município de Pomerode (SC), tornou-se pioneira no desenvolvimento de amaciantes com nanotecnologia, bem como revolucionou o mercado regional, tornando-se referência em pigmentos de alta performance e qualidade indiscutível.
“Não paramos, o mercado exige continuidade. Os sistemas digitais bateram na porta e, como já estávamos com o trabalho voltado para nanotecnologia, consideramos a possibilidade de dar um passo rumo à tecnologia do momento: tintas para impressão digital, para todas as linhas de tintas digitais, principalmente para tecidos. Criamos tintas para DTG, DTF, DTF UV, sublimação, UV rígida E UV flexível, um desafio e tanto”, esclarece Aloir.
“Nada que possa assustar quem está pronto para enfrentar desafios. Hoje, já oferecemos no mercado soluções para essas áreas da impressão digital. O desafio não para aí, colocamos no nosso quadro de profissionais técnicos conhecidos no mercado, com vasta experiência em desenvolvimento, seja ele químico ou técnico, para suprir as falhas que observamos no atendimento ao cliente. Queremos o melhor, para oferecer o melhor”, completa.
A ACN Química oferece ao cliente um diferencial em atendimento e uma vasta gama de produtos. “Pretendemos oferecer produtos que satisfaçam o cliente. Podemos ter no Brasil produtos tão bons quanto os importados, com preço justo e um estoque que garanta a continuidade da qualidade desenvolvida. Aqui não vão faltar produtos, não vamos deixar nossos clientes desabastecidos, e com um detalhe importante: produtos MADE IN BRAZIL”, esclarece o veterano.
Agregando conhecimentos em sua jornada corporativa, Aloir desenvolveu habilidades capazes de superar os momentos difíceis. “Nós não desistimos quando as dificuldades apareceram, isso serviu como desafio a ser vencido, pois o criador tem propósitos nobres para quem não tem medo. Cada etapa de nossas vidas traz aprendizado, cada momento nos oferece um novo caminho e somente quem está com os olhos abertos e focado no que faz pode abraçar as oportunidades oferecidas.
Então, amigos, ergam a cabeça, olhem o mundo de frente e não desistam dos seus sonhos, assim nasceu a ACN Química, de um sonho, de uma oportunidade e da visão de futuro. Passamos por momentos de muita frustração, mas foram superados. Escutamos muitas opiniões de amigos e, depois de muita pesquisa e vontade de vencer, tudo se transformou em realidade. Claro que tivemos percalços, mas a certeza que seriam superados nos deu forças para arregaçar as mangas, colocar a mão na massa e superar as dificuldades”, comenta.
A ACN hoje é uma empresa sólida e com parceiros competentes e se propõe a seguir se aperfeiçoando a cada dia. “Hoje somos realidade, vamos continuar a oferecer o melhor de nós, da nossa empresa, dos nossos colaboradores para que o mercado possa reverenciar nosso nome e não esquecer jamais que, com trabalho sério, podemos sim acreditar no produto nacional”, diz Aloir.
Sempre atualizado com a evolução digital, o veterano aponta pontos positivos: “A área digital e a química andando juntas oferecem, para o futuro, muita solução para o meio ambiente, dando rapidez no processo e poluindo cada dia menos, pois o que se fazia com água, já não se faz mais, um ganho extraordinário para a natureza. As redes sociais integram o sistema de divulgação da nossa marca e produtos. Estamos presentes nas feiras e eventos do mercado e pretendemos atender toda a América do Sul. Somente assim podemos levar ao consumidor final a nossa marca e mostrar a nossa capacidade de produção”.
Aloir finaliza agradecendo a todos que fizeram parte de sua evolução e sucesso: “Deixo aqui um agradecimento especial a Deus, sem essa força nada poderia acontecer, aos meus filhos Carlos Eduardo, Ariane Regina, Arthur Felipe e Alice Regina do Nascimento, razão da minha luta diária, e aos meus pais Hermínio José do Nascimento e Leony Albino do Nascimento, origem de tudo e mentores deste que aqui se mostra para o mercado. Sou Aloir Carlos do Nascimento, fundador da ACN Química, uma empresa a serviço das melhores cores, dando vida à moda e colorindo o mundo!”
mailto:aloircarlos@acnquimica.com.br
Views: 4